CRIME EM CAUCAIA - CE
Companheiros de farda observam o corpo do soldado Antônio Sidney Barreto, 38. Nada foi roubado dele, o que levou a Polícia a descartar, a princípio, a hipótese de um assalto
Antônio Sidney da Silva Barreto
29/1/2010Militar seguia de casa para o trabalho quando foi atacado. Recebeu dois tiros, um deles nas costas, e morreu na hora
A sequência de violência contra policiais militares, que começou no último domingo com o assalto a dois soldados do Ronda do Quarteirão e a um coronel da Polícia Militar, teve ontem um desfecho trágico: a morte do soldado PM Antônio Sidney da Silva Barreto, 38, lotado na 2ª Companhia de Polícia de Guarda (2ª CPG). O militar foi executado, na tarde de ontem, com dois tiros de pistola calibre Ponto 40 (0.40) quando trafegava em sua motocicleta, na Avenida Raimundo Pessoa de Araújo (Estrada da Taquara), que liga os Municípios de Maranguape e Caucaia.
O PM estava fardado e se dirigia à Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), em Caucaia, onde entraria de serviço. Durante o percurso, ele foi baleado duas vezes, nas costas e no braço e, alguns metros depois, caiu da moto. Nada foi roubado, o que fez com que a Polícia descartasse a hipótese de uma tentativa de assalto. Um suspeito já foi identificado, mas o seu nome não foi divulgado pelas autoridades.
Diligências
Logo após o crime, dezenas de policiais militares se dirigiram ao local e passaram a realizar diligências com o objetivo de localizar os acusados da execução. Patrulhas da 2ª Companhia do 6º BPM (Caucaia), do Grupo de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), do Comando Tático Motorizado (Cotam) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) fizeram um cerco nas proximidades, mas ninguém foi preso.
De acordo com o major PM Carlos Meireles Passos, supervisor do Policiamento da Capital, "as circunstâncias encontradas no local apontam para uma execução". Segundo o oficial, o militar morava em Maranguape e sempre utilizava a Estrada da Taquara para se dirigir até a CPLL II, onde trabalhava há mais de um ano. "Hoje, por volta das 14 horas, populares ouviram dois disparos. Quando saíram para a rua já encontraram o corpo do soldado", explica o oficial. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e uma das aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram deslocadas para a ocorrência, mas ao chegarem, o soldado já estava sem vida.
O delegado titular do 23º DP (Nova Metrópole), Elzo Moreira, compareceu ao local do crime e iniciou as investigações. Segundo ele, o militar estava desarmado e nada foi roubado, o que praticamente descarta a hipótese de assalto.
Análise
Duas cápsulas deflagradas de calibre Ponto 40 foram encontradas onde o PM foi morto e recolhidas para análise pela perita Nelise Barcelar Linhares, da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense (Pefoce). "Ele foi atingido duas vezes, um tiro no braço direito e outro, fatal, nas costas", confirmou a perita.
O delegado Elzo Moreira ressaltou que, apesar de tudo indicar para uma execução, nenhuma hipótese será descartada. "Analisaremos todas as circunstâncias, inclusive a de um a possível morte motivada pelo seu trabalho na unidade prisional onde ele trabalhava". O corpo do PM foi levado para o SVO.
PROTAGONISTA
Vítima do crime
O soldado era destacado na 2ª Companhia de Polícia de Guarda (2ª CPG) e, atualmente, trabalhava na Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), em Caucaia, há mais de um ano. Como morava no Município de Maranguape, de onde era natural, utilizava a Avenida Raimundo Pessoa de Araújo, mais conhecida como Estrada da Taquara, para seguir até a CPPL II. Segundo alguns moradores, o militar era visto passando ali diariamente e no mesmo horário, o que pode ter facilitado a ação dos criminosos
ZONA OESTE
Confronto de assaltantes com PM deixa um morto
Um cerco policial na Zona Oeste da Capital, na tarde de ontem, terminou em tiroteio, prisão de um bandido e morte de outro. Além disso, um policial do Ronda do Quarteirão por pouco não foi atingido por um tiro no peito. O colete à prova de bala o protegeu. Um dos acusados morreu no IJF-Centro e um adolescente foi apreendido ileso. O caso ocorreu logo após a dupla praticar um assalto e roubar uma motocicleta.
O fato aconteceu no bairro Álvaro Weyne. Segundo a Polícia, os dois assaltantes fugiram com uma moto roubada no bairro Quintino Cunha, mas foram perseguidos por uma viatura do Ronda, da 3ª Cia/5º BPM. Segundo o major Lima, foi pedido reforço. O oficial e seus homens cercaram a casa onde os assaltantes haviam se refugiado.
A patrulha CT-4004, do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), sob o comando do sargento PM Simplício, chegou ao local. Quando os PMs tentavam entrar na casa, um dos assaltantes saiu atirando contra os militares e foi baleado. Sem documentos, o bandido foi levado para o IJF-Centro, onde morreu. O adolescente foi conduzido ao 7º DP.
A operação contou com o apoio do helicóptero ´Fênix-02´, da Coordenadoria Integrada de Operações Aérea (Ciopaer), sob o comandado do major PM Félix Júnior.
Pelo visto nos temos que sair de casa em carro blindado, mas como se consequimos comprar uma moto caindo aõs pedaços mal tendo sequer dinheiro para por gasolina, talvez seja a solução trocar de papel com o LAZARENTO, ele assume meu posto meu salario de fome, dividas e as balas que são diareamente direcionadas a minha pessoa, pois atodo instante estou pronto a defender a população estando de serviço ou não com a troca com o nobre deputado vou andar com segurança e carro blindado que tal. Companheiros falando serio, isso tudo em tom de brincadeira é pura revolta nos vivemos a todo instante correndo perigo de morte e um LAZARENTO da vida vem falar besteiras a nosso respeito como, nos podemos estudar se mal temos tempo para nos e nossos familiares, sem falar que temos que fazer bicos para nossos familiares não passarem mais necessidades a que estão sendo submetidos, mas graças a DEUS temos o capitão assunção para defender nossa causa que DEUS o abençõe e o proteja nessa dura caminhada, vamos a luta companheiros pois a vitoria sera nossa tenhamos fé no nosso DEUS.
ResponderExcluirSOU SGT PMCE E CONHECIA O SD. SIDNEY.AGORA COM A MORTE DO SD.,MOMENTO EM QUE A VIUVA E FILHOS MAIS PRECISAM DE APOIO,O QUE ACONTECERA:ELE PERDERA A GRATIFICAÇAO DE PRESIDIO(2ª CPG),PERDERA PRONASCI,PERDERA GRATIFICAÇAO DO RONDA,PERDERA ESMOLA COPA,PERDERA ESMOLA OLIMPICA,PERDERA VALE REFEIÇAO,SEM FALAR QUE NESSAS HORAS NAO APARECEM DIREITOS HUMANOS,POIS FOI UM PM QUE MORREU,SE FOSSE AO CONTRARIO,ELE TIVESSE MATADO OS BANDIDOS,PERDERIA TUDO O QUE EU DISSE ACIMA,COM OUTROS AGRAVANTES,ESTARIA PRESO NO PRESIDIO MILITAR(5º BPM),RESPONDERIA NA AUDITORIA MILITAR(ESTAVA FARDADO),RESPONDERIA POR DUPLO HOMICIDIO EM ALGUMA VARA DO JURI(ARMA PARTICULAR),E AINDA CORRERIA O RISCO DE SER EXPULSO NO CONSELHO DE DISCIPLINA.TUDO ISSO MAIS A PRIVAÇAO DE LIBERDADE DE SUA FAMILIA,FOME QUE IRIAM PASSAR,GASTAR COM ADVOGADOS,ETC.A NOSSA SOLUÇAO E A APROVAÇAO URGENTE DA PEC 300/08.
ResponderExcluirÉ companheiro como vs disse nos pms não temos direito a nada uma vez um oficial me disse no meu tempo de aluno, que eu não poderia exegir do direito que eu não tinha, mas as coisas estão mudando,a pc 300 esta ai para nos dar direito a um pouco de dignidade pois somos
ResponderExcluir