terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Senasp lança cartilha com orientações para atuação de policiais

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça lançou a Cartilha de Atuação Policial na Proteção dos Direitos Humanos de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. A publicação soma-se à iniciativa da Secretaria de aprimorar as políticas públicas de proteção e promoção dos direitos humanos e a redemocratização dos organismos policiais, com ênfase na cidadania, para o desenvolvimento de uma polícia protetiva.

A cartilha aborda procedimentos policiais direcionados aos grupos mais vulneráveis a violações de direitos humanos, segundo a Senasp: mulheres, crianças, idosos, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais,
moradores de rua, vítimas do preconceito de raça ou cor e pessoas com deficiência.

Quanto ao conteúdo, o material discute o enfrentamento do preconceito de raça ou cor e debate princípios legais e procedimentos na abordagem policial, procedimentos no atendimento de ocorrências de racismo e combate ao preconceito nas instituições de segurança pública, além da legislação vigente relacionada a estes temas.

A cartilha foi produzida em formato pocket (livro de bolso), o que favorecerá o seu manuseio e transporte (o objetivo é que permaneça no bolso dos uniformes dos policiais). A Senasp espera que o material se integre às atividades diárias dos policiais, facilitando o acesso a procedimentos e rol de contatos de organizações não governamentais (ONGs) e demais órgãos públicos de defesa e promoção dos direitos humanos. Estão sendo distribuídos 35 mil exemplares da cartilha aos estados, levando em conta os efetivos das instituições.
Fonte: faxaju

5 comentários:

  1. CADÊ A CARTILHA DA PEC 300, PT NUNCA MAIS.

    ResponderExcluir
  2. já gostei do PT ,pois eu já passei por uma abordagem truculenta e abusiva,infelizmente os bons Policiais pagam pelos maus,os civis não tem um CAD onde possamos puxar os PDs dos maus policiais e assim sabermos se vamos ser bem tratados ou não,veja no RJ 30 PMs envolvidos com CRIME quanto desses Policiais em serviço não enquadrou gente inocente por vingança e ou perseguições,é pimenta no zoi dos outros é refresco!SINTO MUITO MAS NISSO O PT ESTÁ CERTO JÁ TÍNHAMOS A CARTILHA DO SEDH/PR DE COMO PROCEDER EM ABORDAGENS POLICIAIS!INFELIZMENTE TEMOS MUITO ABUSO DE PODER!

    ResponderExcluir
  3. Quem vai realizar busca pessoal nos travestis? Um policial do sexo masculino ou feminino?
    E no caso das sapatões mais machudas? Vai ser um policial masculino ou feminino?
    Sim pq esse pessoal tá tendo direito a ser tratado de acordo com o sexo declarado e não mais o natural, certo?

    ResponderExcluir
  4. É mesmo!
    Afinal qual é o sexo desse pessoal?
    Daqui uns dias vão ganhar "imunidade policial"!

    ResponderExcluir
  5. Se existem maus policiais é pq existem maus governantes e o pior: existem maus cidadãos que sequer entendem o aparato policial que possuem!
    Polícias que brigam entre sí;
    Polícias oriundas da ditadura;
    Polícias sem recursos, treinamento e salários;
    E ainda tem gente que acha que criar um "CADastro" de maus e bons policiais é a solução para a SUA segurança!
    Uma mente simplista que divide o mundo num maniqueísmo infantil...
    Taí a explicação para a sua polícia, seus governantes e o tipo de cidadão que vc é...

    ResponderExcluir