PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
NOTA PÚBLICA
Diante das imagens veiculadas pela imprensa, que mostram uma policial mulher sendo despida à força por policiais homens, no estado de São Paulo, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República vem a público manifestar o seguinte:
1 – As imagens divulgadas demonstram uma grave violação de Direitos Humanos. É inaceitável que num Estado democrático de direito, agentes públicos protagonizem cenas bárbaras como as referidas. Essa situação deve ser repudiada por todos aqueles que defendem a dignidade humana e acreditam que a segurança pública deve estar comprometida com a lei e com os princípios de Direitos Humanos.
2 – A situação mostra que o Estado brasileiro ainda tem um longo caminho a percorrer. Ao governo federal cabe aprofundar a política nacional em curso que, em parceria com os estados e municípios, visa formar policiais para uma atuação voltada à proteção e à cidadania. Somente estreitando os laços positivos entre a população e as forças de segurança, poderemos enfrentar a violência.
3 – O Governo do Estado de São Paulo cumpre seu papel ao afastar dois dos policiais envolvidos no fato. No entanto, é preciso que os demais policiais que participaram da agressão também sejam responsabilizados. Somente uma atitude célere e firme poderá assegurar à sociedade que a impunidade não prevalecerá.
4 – A Secretaria de Direitos Humanos acompanhará os desdobramentos e sempre condenará atitudes que violem os direitos fundamentais, onde quer que ocorram.
Brasília/DF, 22 de fevereiro de 2011
Maria do Rosário Nunes
ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Fonte: direitoshumanos.gov.br
Como policial eu jamais serei a favor de policiais corruptos. No entanto, atitudes como as de Delegados que querem ser o rei da cocada preta tem que ser punidada exemplarmente com a expulsão de todos que participaram direta e indiretamente no caso. Isso é uma vergonha. Só acontece no Brasil.
ResponderExcluirSenhora Ministra em sua nota publica "A situação mostra que o Estado brasileiro ainda tem um longo caminho a percorrer." Não concordo com a senhora, Existem leis rigorosas no Brasil para punir esses policiais que se acham! O que falta é fazer a lei ser cumprida.
EM GOIAS ESTA OCORRENDO UMA INJUSTIÇA SEM TAMANHO, POLICIAIS MILITARES FORAM PRESOS E ENVIADOS A MATO GROSSO DO SUL PARA O PRESIDIO FEDERAL, SEUS ADVOGADOS NAO TIVERAM ACESSO AOS PROCESSOS. ENQUANTO ISSO A TROPA ESTA DESANIMADA E OS BANDIDOS FAZEM A FESTA
ResponderExcluirEU JA IMAGINAVA QUE ISSO IA ACONTECER, A POLICIA FEDERAL PASSOU A FAZER O QUE É INTERESSE DA PRESIDENCIA E A DILMA ODEIA MILITAR, COMEÇOU A PERSEGUIR POR GOIAS ONDE POLICIAIS ESTARIAM MATANDO BANDIDO, SO QUE NINGUEM PROVA NADA, NAO DEIXA OS ADVOGADOS TEREM ACESSO AOS PROCESSOS E MANDAM OS MILITARES PRA PRESIDIO FEDERAL SENDO QUE A LEI DETERMINA QUE MILITAR FICA PRESO EM UNIDADE MILITAR
ResponderExcluirOS ROMANTICOS DOS DIREITOS HUMANOS QUEREM QUE NOSSA SOCIEDADE PEREÇA DE TANTO BANDIDO NA RUA, LOGO HAVERAO TANTOS QUE TEREMOS DE TOLERÁ-LOS DENTRO DE NOSSAS CASAS ENQUANTO OS ENGRAVATADOS VAGABUNDOS DE BRASILIA VIVEM COM SEGURANÇA PARTICULAR.
ResponderExcluir