Policiais e bombeiros definiram na Câmara, nesta quarta-feira, novas estratégias para forçar a conclusão da votação da PEC 300, que prevê piso salarial para as duas categorias. A PEC já foi aprovada em primeiro turno, no Plenário da Câmara, mas as resistências dos governadores estaduais têm adiado a votação em segundo turno.
Para facilitar o diálogo, os líderes dos policiais e bombeiros decidiram que vão apoiar a nova comissão especial, recentemente criada pelo presidente da Câmara, Marco Maia, para resolver o impasse com os governadores. No entanto, eles exigem a manutenção do texto aprovado em primeiro turno e o atendimento dos interesses dos inativos e pensionistas.
Os profissionais da segurança pública também vão produzir cartilhas para esclarecer os reais objetivos da PEC. Greve geral e operação padrão também foram discutidas, mas ainda não são decisões consensuais entre a categoria. No entanto, o oficial bombeiro Lauro Botto, integrante do movimento em defesa da PEC 300, garantiu que todos concordaram com uma marcha à Brasília para aumentar o tom das pressões sobre os parlamentares e o governo.
"Decidimos que haverá o dia D, com data ainda a ser definida, aqui em Brasília, com caravanas de todas as regiões, a fim de ocupar e bloquear os trabalhos do Congresso e do Executivo. E exigir a imediata aprovação da PEC 300 em segundo turno. Isso, se eles não quiserem colaborar com os homens e mulheres que doam suas vidas diuturnamente para garantir, inclusive, a vida deles."
Outra ação de consenso é a realização de um fórum, inclusive com a participação de representantes dos governos estaduais, para discutir a criação do fundo nacional de segurança pública, com recursos do Imposto de Renda e do IPI. O dinheiro federal ajudaria os estados a arcar com o piso salarial de policiais e bombeiros. Lauro Botto disse que a categoria também vai criar uma comissão de estudos atuariais para calcular o real impacto desse piso salarial na folha de pagamento dos estados.
"O ministro do Planejamento diz uma coisa, a Presidência da República diz outra, o líder do governo diz outra coisa, então, a gente vai formar essa comissão e vai provar que eles não estão tratando com pessoas ignorantes. Essa comissão vai analisar o real valor anual necessário para que o fundo nacional de segurança pública custeie a PEC 300, não gerando impacto direto aos estados."
A busca de assinaturas de líderes partidários em apoio à votação imediata da PEC 300 também está entre as estratégias dos policiais e bombeiros. O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Mendonça Prado, do DEM de Sergipe, informou que apenas os líderes do PT, PMDB e PSDB ainda não assinaram esse requerimento.
"Se eles decidirem assinar, nós vamos, então, atender a determinação do presidente da Casa de conquistar o apoio da maioria dos representantes de siglas partidárias. E os líderes devem tomar muito cuidado, porque nós estamos iniciando o processo de busca de assinaturas daqueles que constituem os partidos. E eu acredito que, se nós deflagrarmos já, nós vamos ter a maioria dos integrantes dessas agremiações partidárias assinando. O que não vai ficar bem para os líderes."
Além da pressão sobre os deputados, os policiais e bombeiros vão organizar coordenadorias nas cinco regiões do país a fim de também conquistar o apoio da população à PEC 300.
De Brasília, José Carlos Oliveira
Fonte: Rádio Câmara
MEUS PARABÉNS AO CAP LAURO,SOU PM E PEÇO DESCULPAS PELO ATO COMETIDO NO QG DOS BM, FOMOS OBRIGADOS A FAZER AQUILO,MUITOS PMS QUE LÁ ESTIVERAM ESTÃO PROFUNDAMENTE ARRPENDIDOS.
ResponderExcluirCAP. ASSUNÇÃO UM FORTE ABRAÇO. SOU POLICIAL PM DO RJ DE JANEIRO. VEIO POR MEIO DESTE COMENTÁRIO FAZER-LHE UMA PERGUNTA? PORQUE É QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO TIRA DESTES 249 BILHÕES QUE VAM SER GASTOS COM FESTAS NO MEIO DESTE ANO, OS 50 BILHÕES PARA PAGAR A PEC300 DOS POLICIAIS? TIRANDO DOS 249 BILHÕES OS 50 BILHÕES DA PEC300. AINDA SOBRAM MUITO DINHEIRO.DAR PARA AS FESTAS E MAIS ALGUMA COISA. CAP. ASSUNÇÃO EM TODA A MINHA VIDA EU NUNCA VI TANTO ÓDIO POR UMA ORGANIZAÇÃO IGUAL ESSE POVO TÊM DA SEGURANÇA PÚBLICA. MAIS UMA COISA É MAIS DO QUE CERTA. SE DEUS É POR NÓS QUEM SERA CONTRA NÓS?
ResponderExcluirSe faz necessário que os senhores deputados entendam de uma vez que somos a única categoria que coloca em risco sua vida para manter a segurança em um país que impera a violência e que por isso merecemos um tratamento diferenciado.Lutar pela pec 300 é questão de sobrevivência.LUTAR de todas as formas é obrigação de todo policial ativo ou inativo.
ResponderExcluirSou pm e quero pedir perdão aos companheiros bombeiros pelo o que fizemos>Se arrependimento matasse eu gostaria de está morto.
ResponderExcluirSOU PM AQUI NO ACRE QUERO PARABENIZA OS BOMBEIROS DO RIO EM TODO BRASIL NOS MILITARES SENTIMOS NA PELE O QUE PASSARAM, TIVE VERGOMHA DE SER PM, MAS QUANDO FORAM SOUTOS TIVE ORGULHO DE VER ESSES HEROIS SAINDO MACHANDO CHOREI COM MINHA FAMILIA VENDO BRAVOS HOMENS QUE LUTARAM SEM RECUAR SEM TEMER QUE ISSO SIRVA DE EXEMPLOS PARA TODOS NOS MILITARES E BRASILEIROS
ResponderExcluirsou pm de são paulo e tó acreditando muito nesta pec.infelismente aqui a maioria dos colegas não tão nem ai, DEPOIS QUE ME REFORMEI É QUE VI COMO FUNCIONA O SALARIO,,,SE SÃO PAULO ADERISSE A ESSA PEC ?ESTOU COM OS BM DO RJ,PARABENS A VOCES PELA UNIÃO,,SGT MARRONE
ResponderExcluirBOA NOITE, COMPANHEIROS, TBM SOU PM AQUI DO RIO DE JANEIRO,ACOMPANHO E APOIO ESSA LUTA DESDE O INÍCIO ESSA PEC 300,SÓ TEM UM MEIO DE NÓS SAIR DESTA LAMA DE SALÁRIO QUE GANHAMOS É REALMENTE A APROVAÇÃO DESSA PEC,QD ENTREI NA POLÍCIA EM 1979 ENTREI COM ORGULHO POIS,GANHAVA BEM HOJE JÁ TENHO O DISSABOR DE SER POLICIAL, MEU FILHO JÁ QUIS ENTRAR PARA POLÍCIA MILITAR E EU TIREI DA CABEÇA DELE E GRAÇAS A DEUS ELE HOJE SERÁ SGT DO EXÉCITO NÃO POR GANHAR MAIS E SIM PORQUE POR CORRER MENOS RISCOS. TÁ DIFÍCIL SER POLICIAL NESSE PAÍS,ELES NÃO NOS VALORISAM,ESSA PEC TEM QUE SAIR EM NOME DE JESUS.
ResponderExcluirTODOS EM BRASÍLIA DIA 12/07
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=ns65DgKK3CI&feature=player_embedded
sou viuva de pm e ja mandei uns quantos comentarios e fico felis por ler os comentarios de pms que sao como eu acreditam em deus que so ele pode mudar essa cituaçao e nos dar esta bençao que e a pec vamos pençar positivo e confiar em deus
ResponderExcluirCAP. ASSUNÇÃO UM FORTE ABRAÇO. SOU POLICIAL PM DO RJ DE JANEIRO. VENHO POR MEIO DESTE COMENTÁRIO FAZER-LHE UMA PERGUNTA? PORQUE É QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO FAZ UM FUNDO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL COMO A CPMF SERIA TAMBEM UMA GRANDE IDÉIA ??
ResponderExcluirUM ABRAÇO A TODOS E QUE DEUS NOS ABENÇOE.
se Deus é por nós ninguem será contra nós amém???
ResponderExcluirESTAMOS DE OLHO NOS DEPUTADOS DO RS, VAMOS FISCALIZAR NOSSA FORÇA E GRANDE NOSSA FAMILIA NOSSOS AMIGOS ESTAMOS DE OLHO
ResponderExcluirBOA NOITE A TODOS, SOU PM DO RIO GRANDE DO SUL SALARIO MAIS BAIXO DA PM, ESPERANÇA QUE GOVERNADOR TARÇO JUNTAMENTE COM DEPUTADOS E NOSSA PRESIDENTE DILMA NAO VAO NOS ABANDONAR, SAO PESSOAS HUMANAS COM SENTIMENTO E TENHJO CERTEZA QUE VALORIZAM ESSA IDEIA PEC 300 JA, DEUS ILUMINE A TODOS E TUDO SEJA PELO MELHOR.
ResponderExcluir