segunda-feira, 7 de junho de 2010

Deputados recorrem ao Supremo para votar PEC 300

Fonte: Congresso em Foco
07/06/2010 - 06h00

Parlamentares ligados aos policiais e bombeiros militares decidem entrar com mandado de segurança no STF para obrigar Câmara a retomar votação de piso salarial para categoria

Para deputados, Supremo é última saída para Câmara concluir votação da PEC 300
Rodolfo Torres

A conversa acabou. Cansados de aguardar a retomada da votação da PEC 300 por vias políticas, deputados favoráveis à proposta decidiram entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a Câmara a retomar a votação do piso salarial de policiais e bombeiros militares. A decisão será anunciada amanhã (8), logo após a reunião dos líderes partidários.

Aconselhados pela assessoria jurídica, eles apresentarão antes um requerimento (veja a íntegra) à Mesa da Câmara solicitando que a matéria seja incluída na pauta.

“Só nos resta saída na Suprema Corte”, disse o deputado Capitão Assumção (PSB-ES) ao Congresso em Foco. Para ele, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), “não quer votar nada”. “Os representantes dos policiais estão sendo enganados”, protestou o deputado, um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais e Bombeiros Militares.

O deputado Major Fábio (DEM-PB) destaca que, além dos 321 parlamentares que apoiam formalmente a PEC, outros 100 pediram para assinar o requerimento de inclusão da proposta na pauta. “São mais de 400 deputados que querem votar a PEC 300. Mas ela não é votada porque Vaccarezza não quer”, reforçou o paraibano. Major Fábio adiantou que os deputados favoráveis à PEC 300 serão chamados a subscrever o mandado de segurança.

A proposta, cujo texto-base foi aprovado em março, cria o piso salarial provisório a policiais e bombeiros militares de R$ 3,5 mil e R$ 7 mil - para praças e oficiais, respectivamente.

Para que o primeiro turno de votação da PEC 300 seja concluído, deputados terão de analisar quatros destaques que, na prática, desfiguram a proposta. Após essa fase, a matéria terá de passar por outro turno de votação para, então, seguir ao Senado.

“Lisonjeado”

Vaccarezza diz que outros líderes partidários compartilham de sua opinião de que não é viável incluir o piso salarial na Constituição. “Fico muito lisonjeado com tamanho poder que me atribuem. Mas isso não é verdade. Todos os líderes concordaram em adiar a votação da PEC”, rebateu.

Por avaliar que policiais e bombeiros estão tendo os ânimos inflamados por parlamentares pró-PEC 300, o petista decidiu tratar da votação da matéria diretamente com representantes das categorias.

Na última terça-feira (1º), após reunião em seu gabinete com lideranças de policiais, Vaccarezza afirmou que a PEC seria objeto de nova discussão em uma reunião de líderes marcada para amanhã. “Não fiz nenhum acordo sobre data de votação”, resumiu o petista na ocasião.

Cautela

Mais cautelosos, os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ) e Paes de Lira (PTC-SP) preferem aguardar um pouco mais. Miro ressalta que o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), chegou a assegurar a votação da matéria. “Nada me autoriza a desconfiar do Michel”, ponderou o parlamentar, notório defensor da PEC e autor do requerimento para que a Casa retome a votação da proposta.

O deputado paulista diz que o recurso ao Supremo se tornou uma necessidade por causa da falta de vontade política da Câmara. “Nós podemos fazer isso porque certamente, claramente, existe uma infração ao regimento interno. Uma matéria - seja ela qual for - mas no caso de uma proposta de emenda constitucional, em pleno processo de votação, não pode ser seccionada; não pode ser retirada arbitrariamente da ordem do dia", afirma Paes de Lira, coronel da Polícia Militar de São Paulo.

Segundo ele, impedir que a PEC 300 seja votada é "cassar o mandato parlamentar" dos que votaram a favor da matéria. "E é isso que levaremos ao Supremo se se esgotarem os caminhos políticos", afirmou.

6 comentários:

  1. Se na Constituição Federal não pode conter valores,porque não fazer constar na CF que o Piso Nacional do PMs do Brasil será de tantos Salários Minimos nescessários para que o Piso se equipare com os salários praticados em Brasilia?FUNÇÕES IGUAIS DIREITOS IGUAIS.
    Lendo a CF, só encontrei o estabelecimento de salarios minimos para garantir direitos as classes trabalhistas e aposentados.

    ResponderExcluir
  2. No Blog do Sd Almança tem materia e um Video interessante de um Delegado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Nostradamus escreveu com tanta exatidão que nos faz acreditar que conhecia o Lula ..

    Fragmentos de um texto de Nostradamus:

    '...e próximo do terceiro milênio uma besta (seria o Lula????) barbuda (céus,é ele!!!) descerá triunfante sobre um condado do hemisfério sul (Brasil???) ; espalhando desgraça e a miséria .' (acho que se trata da reforma da previdência ou a corrupção institucionalizada ou ainda o mensalão).
    ' ... Será reconhecido por não possuir seus membros superiores completos.' (epa!!! Cadê o dedinho?)
    ' ... Trará com ele uma horda (faz sentido...Palocci, Zé Dirceu, Dulci, Genoíno e Cia Ltda) que dominará e exterminará as aves bicudas (já tô ficando assustado...PSDB = Tucanos = ave bicuda!!!) ; e implantará a barbárie por muitas datas (REELEIÇÃO???) sobre um povo tolo e leviano.' (PUTA QUE PARIU, é nóiiiiiiis !!!)

    ResponderExcluir
  4. OLHA SEMPRE VOTEI NO PT PELA ATITUDE E CORAGEM QUE TINHA O LULA QUANDO METARLUGICO, FOI AI QUE COMECEIA VOTAR NO PT A ME INDENDIFICAR COM O PARTIDO, MAIS PELO QUE ESTOU VENDO, ESSE ANO DE ELEIÇÃO, ESTOU VENDO QUE Á UMA CONTRARIEDADE DE UM TRABALHADOR METALURGICO COM O DO MILITAR, QUE SERIA UMA AVALIAÇÃO NA PEC 300 DOS POLICIAIS E BOMBEIROS, PORQUE NÃO ESSE REAJUSTE, LULA ESSE VACCAREZZA VAI AFUNDAR A CANDIDATURA DE DILMA RUSSEF, OLHA QUE É O BRASIL TODO, OLHA QUANTOS MILITARES TEMOS PARA VOTAR EM UM CANDIDATO, QUE POR SINAL CASO NÃO SAI VAMOS EM PESO VOTAR EM SERRA, COM CERTEZA... ISSO JA ESTAR SENDO DIVULGADO GERAL PARA TODOS OS ESTADOS, VAI SE DAR MAL POR CAUSA DO VACAREZZA

    ResponderExcluir
  5. É uma baita de uma sacanagem essa "Panelinha"que está dificultando a votação da PC300!!Que mal a nisso???Os militares só querem o que é de direito!!Eu não entendo o porque de tanta dificuldade nesta votação,será que seria difícil também se fosse para aumentar ainda mais o salário desses Bonitinhos de ternos??Acho que não né!!!Com toda certeza eles não pensariam nem 1 vez,mas...como estamos falando de pessoas do bem que tem como obrigação defender e proteger a sociedade com sua própria vida.Aí sim,eles fazem questão de mostrar mais uma vez que eles só precisam de nós cidadãos em quanto precisa de voto para colocar-mos no trono,depois daí,esquecem de tudo e todos.Dá vontade mesmo é de juntar todos os cidadão que é a favor da PC300 juntamente com os Militares e invandi Brasília!!Mostrar a eles que os Militares não estão sozinhos!!E que vença o mais forte!!A sociedade é o mais forte.Boa sorte Militares...estaremos na torcida...

    ResponderExcluir
  6. ENQUANTO NAO FOR FEITO UMA GREVE GERAL NO BRASIL DE TODAS AS PMS,BMS E PCS,NUNCA A PEC 300 SERA APROVADA.ESSES BANDIDOS ENGRAVATADOS SAO A PIOR ESPECIE DE MARGINAIS DO BRASIL,COMETEM VARIOS CRIMES HEDIONDOS: TODO SANTO DIA MORREM APOSENTADOS A MINGUA ESPERANDO UM SALARIO DIGNO,UMA SAUDE DIGNA ,QUANTAS CRIANÇAS MORREM POR CAUSA DOS ROUBOS COMETIDOS POR ESSES FDP SAFADOS,DESVIANDO MILHOES DA SAUDE,EDUCAÇAO,E DA SEGURANÇA,SEM FALAR DA PREVIDENCIA,DOS MENSALOES,E DO DINHEIRO DAS CUECAS.O POVO BRASILEIRO TEM QUE DAR UM BASTA NESSA SAFADEZA DESSES CORRUPTOS E BANDIDOS DE PALITO DO DF.ATE QUANDO IREMOS FICAR CALADOS,SO ASSISTINDO O ROUBO QUE ELES FAZEM??????

    ResponderExcluir