Fonte: O Globo
BRASÍLIA - O comando da Polícia Militar do Distrito Federal liberou nesta quarta-feira, a tropa para trabalhar em atividades remuneradas nas horas vagas. A rotina dos policiais é de 12 horas de trabalho, por 36 que deveriam ser para o descanso, mas o comando admitiu em nota oficial que muitos policiais fazem 'bicos' como segurança clandestina e até no transporte pirata.
O problema se arrastou nos últimos anos sem solução. Agora o comando publicou portaria que permite outro trabalho em empresas privadas de qualquer área, inclusive segurança, desde que o segundo emprego não comprometa a escala de trabalho na corporação.
A PM diz que funcionários públicos de vários órgãos dedicam o tempo livre a outras atividades. Para o comandante, é hipocrisia não reconhecer a realidade.
- O que nós estamos dizendo é que o policial militar eventualmente pode exercer outra profissão desde que haja compatibilidade de horários, mas profissões que estejam sobre a ótica da ética da Polícia Militar e que seja necessária a sua intervenção - afirmou o comandante geral da PM, Ricardo da Fonseca Martins.
Os policiais militares do DF são os mais bem pagos do país, com salário inicial de R$ 4.100. Os que querem aumentar o contracheque na própria policia, ganham R$ 200 a mais a cada dez horas extras.
O especialista em segurança pública, Roberto Aguiar, alerta que os policiais vão ficar mais cansados.
- Eles não vão ter tempo de ser treinados, então, a qualidade do serviço tende a cair. A portaria tem uma série de problemas que pode prejudicar a PM. O primeiro grande problema é criarmos uma indústria da segurança. Eu tenho medo da particularização, da privatização da segurança - avalia.
Um servidor de segurança pública(POLICIAIS,BOMBEIROS,AGENTES PENITENCIÁRIOS) NÃO deveria trabalhar,EM HIPÓTES ALGUMA,na escala 12h por 36h.Estou nessa escala e estou SURTANDO!!Não há possibilidade alguma de nos recuperarmos PLENAMENTE(física e emocionalmente)num tempo tão curto;temos um dia para resolver nossos problemas pessoais,dar atenção a nossa famíla e descansar;ou seja, IMPOSSÍVEL!!A escala APROPRIADA para nossa classe é 12h por 60h(SEM DOBRA) ou 24h p 72h.Essa medida minimizaria muitíssimo a sobrecarga emocinal e física a que estamos submetidos e,obviamente,possibilitaria um serviço com mais qualidade a população.Enquanto ao bico,nessa escala de 12h por 60h ou 24h p 72h,o profissional,que QUISESSE poderia ter uma atividade complemetar sem comprometer a qualidade do serviço que deve prestar a população.
ResponderExcluirCuidado deputado com essa materia pois isso dá a entender q se a PEC 300 for aprovada os policias irao continuar a fazer bico... e pelo q tenho visto uma das coisas q o sr sempre fala é q os policias precisam ter um salario digno pra q se acabem com os bicos, pra q assim ele tenha mais tempo pra ele e sua familia! Pois se isso acontece com os policiais de brasilia por q nao ira acontecer nos resto do Brasil e se isso acontecer um dos grandes, se nao o maior, beneficio da PEC deixará de existir! nos Agentes Penitenciarios, estamos apoiando a PEC 300 e sei q podemos contar com o apoio dos colegas policiais na Aprovaçao da PEC 308... por isso fica ai minha preocupaçao! PEC 308 Policia Penal JÁ!!!!!! Um Abraço..
ResponderExcluiriSSO É UM ABSURDO!!!É INACREDITAVEL QUE UM CMDO...UM CEL DE POLICIA ,QUEIRA LEGALIZAR O BICO, AINDA MAIS COM O MAIOR SALARIO DO BRASIL.ISSO É INCONSTITUCIONAL ..POLICIA E DEDICAÇAO EXCLUSIVA.VOU DAR UM EXEMPLO:SE CAI UMA PORRA DE UMA CHUVA COMO CAIU AQUI NO RJ E OS VAGABUNDO ESTAVAM SAQUEANDO TUDO, TIVERAN Q BUSCAR POLICIA EM CASA PARA GARANTIR A ORDEM´, O FAMOSO PLANO DE CHAMADA FOI ACIONADO COM PRESSAO...AI O POLICIA ATENDE E DIZ QUE TA NO BICO...PORRA;;;QUE MERDA É ESSA. LADORES SAFADOS AI DE BRASILIA.
ResponderExcluirE uma safadeza um policial que 5000 ainda precisa fazer bico,isto deixa para policiais que ganhe 1900 como aqui no RN ou esse Comandante é demagogo ou não comanda a propria casa é uma pena que exista tipo de coronel como esse,então ele foi feito nas coxas.
ResponderExcluir