domingo, 20 de dezembro de 2009

Incêndio destrói dois apartamentos em Santa Catarina



fonte: O Globo
20/12/2009 às 10h38m
FLORIANÓPOLIS - Um incêndio no 10º andar de um edifício no Centro de Jaraguá do Sul, no Norte do estado de Santa Catarina, destruiu dois apartamentos por volta das 15h30m deste sábado. O jogador de futsal Falcão, da Malwee/Cimed, é um dos moradores do prédio. A residência do atleta não foi atingida pelas chamas.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo teria começado no apartamento de um casal que havia viajado para a praia. As chamas se alastraram para o apartamento ao lado, onde estavam três moradores.

Um deles foi resgatado pelos bombeiros por dentro do prédio e os outros dois por um socorrista do Grupamento de Resgate Aéreo (Graer) que estava em um helicóptero Águia da Polícia Militar (PM).

- As chamas estavam a uma parede das vítimas, que estavam na sacada. Se não fossem resgatadas logo, poderiam morrer queimadas - relata o comandante do Corpo de Bombeiros em Jaraguá do Sul, Robson Manske.

As três vítimas foram levadas ao hospital com intoxicação pela fumaça, mas não sofreram ferimentos. Cinco viaturas de combate a incêndio foram mobilizadas para conter o fogo, que só foi extinto após três horas de trabalho dos bombeiros.

O major do Graer, Nelson Henrique Coelho, conta que em 18 anos de atividade esse foi o primeiro resgate feito de helicóptero de um prédio em chamas. Por conta da altura, o resgate não poderia ser feito com o auxílio da escada magirus, que tem no máximo 24 metros, já que o prédio deve ter 40 metros de altura.

Neste domingo, uma equipe da Celesc e do Corpo de Bombeiros deve fazer uma vistoria no edifício, já que o prédio está interditado. Os moradores só foram autorizados a retirarem alguns pertences.

O edifício foi construído há pelo menos oito anos, tem 42 apartamentos e cerca de 120 moradores. Durante o incêndio, cerca de 50 pessoas estavam no prédio.

O engenheiro eletricista Eduardo Luiz Gomes, que mora no sexto andar do edifício, conta que ele e mulher Beatrice sentiram um forte cheiro de fumaça quando foram avisados pela porteira do prédio que um apartamento no 10º andar estava pegando fogo.

O alarme de incêndio foi acionado, mas não funcionou, então Eduardo e outros moradores passaram a bater de porta em porta para avisar os moradores para que saíssem do prédio.

No primeiro andar do prédio, mora o jogador de futsal Falcão, que saiu rapidamente do seu apartamento com a esposa e os dois filhos. O atleta escutou o estouro de vidros e ao sair na sacada do apartamento viu o penúltimo andar do prédio em chamas.

- Ficamos muito assustados, mas ainda bem que todos foram salvos - lembra o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário