quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PI: PMs entram em greve, e governo pede ajuda à Força Nacional

Direto de Teresina

O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), anunciou nesta quinta-feira que convocará a Força Nacional após a deflagração da greve dos policiais militares e bombeiros no Estado. A paralisação dura 24 horas e os grevistas se recusaram a prestar atendimento à população.

"Vamos pedir ao ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo) a presença dos homens da Força Nacional para garantir a segurança dos piauienses", afirmou o governador, durante coletiva no Palácio de Karnak, depois de reunião com a cúpula da Segurança Pública do Estado.

O movimento Polícia Legal começou na segunda-feira e é comandado pela Associação de Cabos e Oficiais do Piauí. Como a Policia Militar é proibida de fazer greve, a categoria protesta se recusando a trabalhar de forma precária - casos como de motoristas sem habilitação, militar sem colete a prova de bala, viaturas irregulares e viagens sem diárias.

Os PMs pedem isonomia salarial com a Polícia Civil - salário de R$ 2,5 mil, e não R$ 1,4 mil, vencimento inicial do soldado. Os manifestaram fizerem protesto em frente às Rondas de Naturezas Especiais, grupo de elite no Piauí, e na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Miguel Rosa, Centro de Teresina.

"A presença da Força Nacional não nos intimida e o movimento vai continuar até o governo apresentar uma proposta digna para os militares", afirmou o capitão Evandro Rodrigues, presidente da Associação dos Oficiais. Para evitar prisões de policiais, a entidade buscou assessoria jurídica para ficar de plantão.

O governo afirmou que só negociará com a categoria se eles suspenderam o movimento. O governador disse que os militares tiveram aumento salarial de 11%, acima do funcionalismo que foi de 7.1%.

Escrava Isaura
De coletes vermelhos, os policiais e bombeiros se vestiram com a frase "Associações unidas. Isonomia salarial já". Um carro de som toca Vida de Negro, de Dorival Caymmi, tema da novela Escrava Isaura que ganhou uma nova versão: "Vida de PM é difícil. Em vez do tronco, é a tranca. E não vamos entrar na chibata por reclamar".

No Piauí, há 6,8 mil homens na Polícia Militar e, segundo o comando, 90% aderiram ao movimento.  Fonte: Terra Brasil

10 comentários:

  1. Parabéns PM's Piauienses,não há vitória sem luta!!!

    ResponderExcluir
  2. esta é a hora e o momento de todos os companheiros do brasil seguir o exemplo do piauí e aderirmos a greve legal.PEC300 JÁ,sou pm do ceará.

    ResponderExcluir
  3. oxalá aqui no amapá isso aconteça!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse é o momento para essa categoria e as outras dos outros estados os dep. e os senadores conseguiram anistia para o rio porque não para outros estados em. não tenham medo que a força nacional de segurança é menor que todos juntos Mal sabe a força nacional que essa disposição é passageira e voltal a receber essa miséria de salário.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PM DO PIAUÍ... O BRASIL TEM QUE SEGUIR SEU EXEMPLO.

    OS POLICIAIS DA FORÇA NACIONLA GANHAM 250,00 PO DIA DURANTE TODO O PERIODO QUE ESTIVEREM A DISPOSIÇÃO. DEPOIS VOLTAM A AGANHAR A MISÉRIA DE SEMPRE.. ISSO TUDO É PARA ENGABELAR TODOS NÓS.

    FORÇA NACIONAL NÃO DÁ CONTA DE ESTAR EM TODOS AS CIDADES DO BRASIL NÃO... POLÍCIA LEGAL JÁÁÁ..

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS AO CORASOJO CAPITÃO EVANDRO RODRIGUES (PRES ASS DOS OFICIAIS)QUE LIBERTOU OS 57 PMs DA CIDADE DE CAMPO MAIOR, POR SE RECUSAREM A VIAJAR SEM DIÁRIA.

    HÁ SE ESSE CAPITÃO FOSSE DAQUI

    http://www.youtube.com/watch?v=9b4Xr-Rj6Q4

    ResponderExcluir
  7. malditos politicos que morram e que viva os policiai que lutam em defesa da sociedade

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS HOMENS DA SEGURANÇA DO PIAUÍ! ESTÁ AÇÃO DEVERÁ GIRAR EM TORNO DE TODOS OS ESTADOS, E A CÚPULA DO "PT" QUE AGUARDE. " ISSO É SÓ O COMEÇO" PARABÉNS,

    ResponderExcluir
  9. PMs DO PIAUI FAZEM CHAMADA GERAL;
    DIGITEM "AMEPI" ou "IDENTIDADE PM", E ACOMPANHEM COMO ESTÁ SENDO FEITO O NOSSO MOVIMENTO "POLICIA LEGAL e TOLERANCIA ZERO", VEJAM OS MODELOS DE FORMULÁRIOS QUE TODOS ASSINAMOS, INFORMANDO NÃO PODER IR AS RUAS POR FALTA DE FARDAMENTO,COLETES, ARMAS, ALGEMAS, ETC...

    ResponderExcluir
  10. Sou Policial Militar do estado do Ceará. Devemos nos unir e colocar no dia seis de setembro desse ano um repouso Médico de setenta e duas horas. Tem que ser geral, todos os policiais civis,militares e bombeiros do Brasil. Só assim, deixaremos esses políticos sem saída.

    ResponderExcluir