sexta-feira, 9 de abril de 2010

Discussão sobre PEC 300 chega ao Senado

Mesmo com um dia de atraso, em virtude de me encontrar em translado, de retorno ao meu estado (ES), reproduzo agora a matéria do Congresso em Foco que registra a disposição do Senado em se votar e aprovar a PEC 300.
Detalho o pronunciamento do Senador Arthur Virgílio (PSDB/AM) ao afirmar que tanto o PSDB quanto o Serra não são contra a PEC 300.
Verifica-se que o problema é pontual. O imbróglio está na Câmara, está na liderança do Governo. É por essas razões que a nossa obstrução deve ser continuada até que se conclua a votação da PEC 300.
Desse modo, convido a todos os companheiros a mandarem e-mails a todos os parlamentares pedindo para que prossigam com a obstrução na próxima semana, até que a PEC 300 seja votada e que prossiga rapidamente para o Senado.

Fábio Góis

Senadores da oposição defenderam nesta quarta-feira (7) a aprovação, na Câmara, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/2008 (o texto-base já foi aprovado no início de março), que cria o piso salarial provisório a policiais e bombeiros militares de R$ 3,5 mil e R$ 7 mil (praças e oficiais, respectivamente). Depois de meses de tramitação e diversos adiamentos da votação conclusiva (leia mais), milhares de representantes da categoria têm visitado o Congresso para pressionar os parlamentares.

A demora na apreciação da matéria, como mostrou o Congresso em Foco no início de fevereiro, provocou ameaças das categorias beneficiadas. Cogitou-se aquartelamento (a "greve" dos militares, proibidos constitucionalmente de recorrer a este expediente) e realização de operações de fiscalização "linha dura" no trânsito, por exemplo.

Diante das galerias do plenário ocupadas por centenas de policiais e bombeiros militares e civis, alguns senadores usaram os microfones para manifestar-lhes apoio. “Estou vendo, por exemplo, aqui em cima, nas galerias, policiais civis, militares e bombeiros. Quero ser bastante claro em relação a eles: o Senado não é, de forma alguma, empecilho para se votar a PEC número 300”, disse o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM).

“Uma política de segurança verdadeira começa pelo respeito ao salário digno de que são merecedores o policial civil, o militar e os bombeiros. Isso não resume toda uma política nacional de segurança pública, mas resume um início, um bom start, um bom ponto de partida”, completou o tucano, garantindo que os 14 senadores de sua bancada votarão a favor da PEC 300. “Chega de falta de equipamento para as polícias, chega de falta de atitudes governamentais com vistas a dotarmos de segurança o cidadão brasileiro.”

Vice-presidente do Senado, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) fez coro a Virgílio e disse que não basta apenas aprovar a PEC 300. O parlamentar goiano disse ainda que, com base em projetos apresentados por ele mesmo e pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), caberia à União custear recursos para o fundo nacional para a área da segurança pública.

“Uma vez aprovado esse fundo ou a PEC 300, o governo federal terá responsabilidade de colocar recursos para a composição desse fundo, garantindo assim a complementação da remuneração dos policiais. Policiais, professores e médicos precisam ser bem remunerados. É preciso um choque radical em relação às áreas de segurança, saúde e educação neste país”, disse Perillo, pré-candidato tucano ao governo de Goiás.

“A PEC 300 é justa. Teve, desde o início, o meu apoio e continuará a ter, porque tenho a convicção de que policial bem remunerado, estimulado e treinado significa proteção e segurança às famílias brasileiras”, discursou Perillo.

PEC Renan

Já Renato Casagrande (PSB-ES), senador da base conhecido pela atuação independente, citou a proposta de Renan Calheiros e disse considerar que cabe à Câmara “encontrar um caminho”. “Um caminho de financiamento, de melhoria dos salários desses servidores. (...) Temos de achar uma proposta que possibilite aos estados a condição de pagamento dessa melhoria salarial”, observou Casagrande, para quem “a PEC tem de traduzir essa realidade e essa possibilidade”.

Casagrande fez ainda elogios ao colega de partido e estado, deputado Capitão Assunção (PSB-ES), um dos principais envolvidos na aprovação da proposta. “A presença deles aqui é importante, porque eles têm conseguido uma movimentação nacional. E quero aqui ressaltar o trabalho do deputado Capitão Assunção. Sejam bem-vindos e contem com o nosso debate, para que possamos encontrar uma saída que seja boa para todos os estados e para todo o Brasil.”
A alternativa à alegada inconstitucionalidade da PEC 300 (o fato de definir valores salariais em texto constitucional) seria a proposta apresentada por Renan Calheiros (PEC 446/09, a antiga PEC 41/08) que cria o piso salarial para os servidores policiais e remete a definição do novo valor a uma lei federal, a ser enviada pelo governo ao Congresso no prazo máximo de um ano.

5 comentários:

  1. Anônimo disse...

    ORAÇÃO DO BOMBEIRO


    Quando for chamado ao dever, Senhor
    Onde quer que ardam chamas
    Ou aconteçam os desastres
    Dê-me o poder de salvar vidas
    Quaisquer que sejam suas idades

    Ajude-me a amparar a pequena criança
    Antes que seja muito tarde
    Ou salvar o mais velho
    Do horror daquele destino

    Permita-me estar alerta
    Para ouvir o grito mais fraco
    E rápido e eficientemente
    Debelar as chamas
    Ou afastar o perigo

    Quero atender aos chamados
    E dar o melhor de mim
    Para guardar o meu próximo
    E proteger suas propriedades

    E se for o meu destino
    Perder a minha vida em ação
    Por favor abençoe com a sua mão protetora
    Meus filhos, minha esposa e todos que ficarem.

    ResponderExcluir
  2. Igualdade é:
    Politicos com o mesmo salário em todo o País.
    Professores com o mesmo salário em todo País.
    Policiais Militares como mesmo salário em todo País.
    Bombeiros Militares com o mesmo salário em todo o País.
    Policiais Civis com o mesmo salário em todo o País.
    Toda a classe trabalhadora com o mesmo salário em todo o País.

    O País que eu falo é o Brasil.
    Brasilia é o lugar onde todas as classes tem os melhores salários.

    Será que eles também lutaram para terem os melhores salários?
    Será que o Dep. Cabo Patrício descobriu que a PMDF é uma Policia Brasileira? E que temos direitos iguais?

    ResponderExcluir
  3. Olá companheiro(a)!

    O Cordel da Bola de Fogo mudou de nome e endereço. Agora é "Bombeiros do Brasil" e o endereço é http://www.bombeirosdobrasil.blogspot.com/

    Por favor atualize nosso link em seu site.

    Forte abraço e Juntos Somos Fortes!!!

    ResponderExcluir
  4. De: Marcio Motta
    Data: 10 de abril de 2010 20:53
    Assunto: Oração do Bombeiro


    Escutem uma singela homenagem aos Bravos Heróis do Fogo e das Calamidades!



    http://www.youtube.com/watch?v=sYyWa5xprso

    --


    Cordialmente,


    Marcio Motta

    ResponderExcluir
  5. Uma velha profesora, muito sábia, me disse uma vez que: " Neste país, só se toma atitudes políticas para beneficiar os pobres, quando elas não podem mais ser adiadas". Baseado nestas sábias palavras, creio que só conseguiremos a aprovaçãos da PEC 300 quando realmente fizermos ouvir nossa voz. Por isso não descarto a idéia da GREVE. Juntos somos fortes!. AH! Por favor, Salvem as professorinhas.

    ResponderExcluir