14/11/2009 - 12h16 (Marcelle Secchin - gazeta online)
Militares marcham em Vitória pela aprovação da PEC 300
Mais de sete mil policiais e bombeiros militares capixabas participaram de uma marcha em Vitória em favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, que propõe alteração no artigo que prevê que o salário dos militares sejam determinados pelos governos estaduais.
No caso da aprovação da PEC, que ainda tramita na Câmara Federal, os sálarios de praças e oficiais da ativa e da reserva seriam equiparados aos dos policiais de Brasília, que hoje têm a maior remuneração do país.
Deputados estaduais, federais e senadores capixabas e de outros Estados acompanharam a manifestação, que saiu da Praça dos Namorados e seguiu até o Clube dos Oficiais, em Camburi.
O deputado federal Paes de Lira, que é vice-prersidente de Comissão Especial da PEC e ex-coronel do estado de São Paulo, também apoiou o movimento.
"Sei que essa mudança vai impactar o orçamento dos Estados. Mas já estamos prevendo um fundo de apoio do governo federal para os Estados mais pobres do país".
PEC 300
Hoje, um soldado de Brasília ganha cerca de R$ 4 mil, 200% a mais que em alguns Estados do Brasil. Se aprovada, a PEC 300/08 elevaria os salários de 9774 praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Espírito Santo, já que inlcui profissionais ativos e da reserva. Para o último concurso para soldado combatente da Polícia Militar anunciado pelo governo do Espírito Santo, o salário oferecido é de R$ 1,8 mil.
A proposta deve ser votada, em dois turnos, pelo plenário da Casa ainda este ano. A expectativa dos defensores da PEC é que ela seja votada no plenário do Senado até o final do primeiro semestre de 2010.
EU ESTIVE LÀ! PEC 300, EU ACREDITO!
ResponderExcluirO que observamos capitão como a imprensa capixaba é covarde, pois não noticiaram nada no domingo falando da marcha uma nota tão pequenininha que foi vergonhoso para a tribuna e a gazeta nada noticiou, mas não tem problemas sabemos que nosso movimento é forte e acreditamos, vai dar certo...parabéns capitão estive lá e foi arrepiante...
ResponderExcluirEu acho que é mais do que justo aumentar o salario da classe militar , pois eu acho um absurdo eles receberem este salário tão baixo em relação a Brasilia, terem que fazer bicos para acressentar a renda, e não terem tempo de curtir a familia
ResponderExcluir