sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sargento Alves e a PEC 300

Sargento Alves, policial militar há 18 anos, no dia 7 de abril de 2011 impediu que a tragédia em uma escola de Realengo, Rio de Janeiro, tomasse dimensões sem limites. Sua ação rápida e eficaz tirou de circulação um maníaco descontrolado, poupando muitas vidas de inocentes.

Capitão Assumção

O fatídico 7 de abril de 2011 será lembrado para sempre como o dia em que um maníaco tirou a vida de inocentes estudantes. Todo o ano a imprensa brasileira fará menção ao episódio que banhou de sangue uma escola do Rio de Janeiro.

Em virtude desse fato não posso deixar de mencionar que a tragédia poderia ter sido muito maior e por isso quero fazer referência a um policial militar, o sargento Márcio Alexandre Alves, do Batalhão de Policiamento Rodoviário. A imprensa escreve que ele “se transformou em herói”.

Ele sempre foi herói. Se ocorressem mil ações em que vidas estivessem na iminência de se esvaírem ele entregaria a dele para resgatá-las. E nesse dantesco 7 de abril coube a um famélico policial, garantidor da liberdade dos cariocas, essa atuação renomada de tirar de circulação um louco que tinha o objetivo de eliminar quantas crianças fosse possível.

Foi uma tragédia sem precedentes, que jamais será esquecida por nós brasileiros e por todo o mundo. Mas essa tormenta poderia ter sido muito maior. A ação desprendida do Sargento Alves, que já nasceu herói, ao neutralizar para sempre um atormentado mental, evitou que essa angústia fosse de dimensões muito maiores, talvez triplicadas. O que estava em jogo não era a sua vida mas a de indefesas crianças. Deus protegeu a vida do policial.

Dentro em breve, as pessoas esquecerão esse momento de dor. Agora, a cada ano, homenagens justas serão feitas aos infantes adormecidos. Sargento Alves será esquecido. Um bravo que já nasceu herói, como todos os profissionais da segurança pública que como ele lutam diariamente para sobreviver, dia após dia, diante da inércia do estado que os abandona ao léu, remunerando-os com um salário de fome.

E foi justamente pelas mãos do Sargento Alves, policial militar há 18 anos, da Corporação que tem um dos mais baixos salários do Brasil, que a dor dos brasileiros deixou de ser maior. Um policial que sonha e merece ter o piso salarial nacional (PEC 300) como uma realidade em sua vida. Ele faz jus e merece ser enaltecido pelo trabalho heróico que desenvolve. Como todos os demais.

Só os governos não querem ver a magnitude do trabalho desses heróis anônimos reconhecida. Uma senhora, Giudete de Vasconcelos, que tem três netas naquela escola, falou pessoalmente ao Sargento Alves: ‘Em uma hora dessas, temos que dar valor a esses profissionais. O meu neto poderia ter sido atingido, mas ele está bem em casa. Ele é um herói’.

Alves, envolvido pela dor das crianças assassinadas, desabafou: ‘tenho tristeza por essas crianças, tenho filhos, mas também tenho um sentimento de dever cumprido. A tristeza não vai sair fácil da nossa memória, mas cumpri a minha parte. Se eu tivesse chegado 5 minutos antes, talvez tivesse evitado muita coisa’.

O governador Sérgio Cabral, administrador de um dos mais ricos estados do Brasil, como sempre, se resumiu em dizer que o nosso Sargento Alves foi um herói. Ele sempre foi herói. Pelas suas ações, por esta do dia 7 e pela abnegada atitude em servir a um estado que deixa à míngua os seus valentes.

Falta ir além, governador. Policial sente fome. Tem família. Quer dignidade. Vá além das palavras. O piso salarial nacional dos bombeiros e policiais, a PEC 300, está travada na Câmara dos Deputados. Movimente-se para aprová-la. Saia da inércia, Sérgio Cabral. O nosso Sargento Alves, policial brasileiro, merece a PEC 300.

15 comentários:

  1. O governador Sergio Cabral vai dar uma promoção por bravura e uma gratificação faroeste. E assim a sua consciência vai fica limpa ele não tem moral, nem compromisso com os BM e PM. Aja Vista o que ele fez com os aposentados carro chefe das sua campanhas, lego-os ao abandono. É o anti cristo da politica.

    ResponderExcluir
  2. MINHA FELICIDADE É QUE A REDE GLOBO TEVE QUE ENGOLIR O SGT ALVES E CHAMÁ-LO DE HERÓI.
    POIS É A REDE GLOBO QUASE TODOS OS DIAS EM SEUS TELEJORNAIS FAZEM QUESTÃO DE CITAR OS MAUS EXEMPLOS DA POLICIA MILITAR COMMATERIAS SOBRE POLICIAIS CORRUPTOS. MAIS A GLOBO SENTIU-SE OBRIGADA A MOSTRAR ESSA MATÉRIA DEVIDO A GRANDE REPERCURSÃO.
    PARABÉNS AO SGT ALVES E A POLÍCIA MILITAR!

    ResponderExcluir
  3. pessoal me tirem uma dúvida.
    Nossos companheiros do Paraná já estão recebendo o aumento salarial? subsídios?
    lembro que houve uma ameaça de calote e o governo do Paraná tinha dito que não teria condições.
    E aí como está a situação dos companheiros do Paraná?
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  4. Tinha que ser um PM, o primeiro a chegar ao local e neutralizar a ameaça.
    Não foi o BOPE, não o Choque.
    Foi um SARGENTO, não foi um oficial.
    Confiou mais na sua coragem e no dever de proteger e servir a sociedade carioca.
    Taí a necessidade de acabar com esse militarismo burro que só atende aos interesses políticos dos corruptos e a pequenos grupos - os oficiais- que fazem da polícia um negócio próprio.
    O policial de verdade é o praça: mal treinado, mal pago, sofrendo abusos diários e mesmo assim não se esquivou ao seu dever!
    Muito obrigado Sargento Alves!
    Você salvou centenas de vidas!

    ResponderExcluir
  5. pessoal me tirem uma dúvida.
    Nossos companheiros do Paraná já estão recebendo o aumento salarial? subsídios?
    lembro que houve uma ameaça de calote e o governo do Paraná tinha dito que não teria condições.
    E aí como está a situação dos companheiros do Paraná?
    Desde já agradeço a atenção e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. PARA DE ACREDITAR EM PAPAI NOEL, PEC 300 ISSO É PIADA EM RELAÇAO AO SARGENTO ALVES PARABÉNS PELA OCORRÊNCIA... COMO DIZEM OS OFICIAIS : NAO FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO..

    ResponderExcluir
  7. Não foi só obrigação. Foi amor pelo que faz. obrigação é cumprir o expediente. e eu acredito na PEC 300. Melhor acreditar e fazer a nossa parte do que só cair de pau, criticando quem quer levar a diante o projeto da PEC 300.

    ResponderExcluir
  8. O SgtPm da PMERJ é herói sim e dos grandes. Na atual Política de que PM e vidraça, muitos se limitariam a aguardar reforços. Mais ele não encarou, mesmo não conhecendo o local e em igualdade anulou o marginal maluco treinado e focado na destruição. Teve presença de espírito e honra. Fiz uma homenagem a ele e a todos PM que são o orgulho na Nação.Eu que fui BM por 31 e 6 meses, vi muita coragem. Presto continência e Tiro a cobertura para esse companheiro.
    Reynoso Silva TeBM RR CBMERJ e cidadão Bombeiro

    ResponderExcluir
  9. Oficial nenhum vai falar isso sendo de qualquer força MILITAR. VC anônimo 14;05 é que é um despeitado um bosta um covarde.

    ResponderExcluir
  10. na bahia tambem tem herois diarios como no rio e no nosso brasil, mas infelizmente o que mais tem é político e reporter canalha para tentar angariar votos e ibope com a miseria alheia e se o brasil não da certo a culpa é da polícia que é corrupta e é demitida a bem do serviço público, reporter e politico é enviado para londres para ser correspondente ou adido cultural e a pec é uma piada, deveriam vestir uma farda em vacarezza, temer e dilma e deixar eles se virarem.

    ResponderExcluir
  11. PARABENS 3 SGT PM ALVES VOCE É O NOSSO HERÓI MERECE UMA MEDALHA UMA PROMOÇAO E UM SALARIO DIGNO LOGO ESSE GOVERNADOR VAI ESQUECER DO HERÓI E NAO VAI DAR VALOR ALGUM MAIS OS PAIS AS CRIANÇAS SALVAS O BRASIL E O MUNDO TODOS VAO SEMPRE LEMBRAR DO HERÓI AGORA OS DEPUTADOS GOVERNADORES E A PRESIDENTA DILMA DEVEM VALORIZAR TODOS ESSES HERÓIS QUE TEM NO BRASIL E MUITOS HEROÍ JA MORRERAM E JA FORAM ESQUECIDOS POR TODOS AGORA O QUE OS HEROIS PRECISAM É DE SALARIO VALORIZEM DANDO O PEC PARA TODOS OS POLICIAIS DO BRASIL

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS 3SGT PM ALVES,ESTAMOS ORGULHOSOS COM SUA ATITUDE ,Não DEIXANDO QUE ESSA TRAGÉDIA FOSSE MAIOR....REALMENTE O SENHOR FOI UM VERDADEIRO POLICIAL,NÃO DEIXANDO SE INTIMIDAR POR UM LOUCO,UM DEMENTE,MATANDO CRIANÇAS INOCENTES...POR ISSO EU PEÇO AOS GOVERNANTES...VALORIZE AS POLICIAS DESSE NOSSO BRASIL,LHE DANDO MAS APOIO,DIGNIDADE DE VIDA JUNTOS AOS FAMILIARES,PORQUE MUITOS DELES, NÃO VÊ OS FILHOS CRESCEREM, PORQUE SÃO OBRIGADO A FAZER BICOS, TRABALHOS EXTRAS PARA AUMENTAR SEU SALÁRIOS,PARA PODER DAR UMA VIDA DIGNA AO SEUS FILHOS,ELES NÃO ESTA PEDINDO NADA DE MAS AO SENHORES GOVERNADORES, APENAS DIGNIDADE DE TRABALHO,UM SALÁRIO DIGNO... DIA 07 O 3SGT ALVES FOI UM HÉROI,MAS QUANTOS HÉROIS JÁ TIVEMOS NESSE BRASIL,NA PM,NA BM,NÃO TENHO NADA CONTRA OS OFICIAIS,MAS POR FAVOR VALORIZE OS PRAÇAS,PORQUE SÃO ELES QUE SAEM NAS RUAS,CORREM PERIGOS CONSTANTES...NÃO SÃO OS OFICIAL,E SIM SOLDADOS,CABOS,E SARGENTOS...OLHE COM CARINHO SENHORES GOVERNANTES A SITUAÇÃO DOS MILITARES PM E BM...DE A ELES O SEUS DIREITOS A PEC PERTENCE A ELES.....

    ResponderExcluir
  13. O governador Sergio cabral, pra mim usou de falsidade com a classe pois, heròi somos todos
    os dias que saimos de casa e não sabemos se voltamos, sem desmerecer o Sgt alves que Deus o mandou até aquela escola pra mostrar a siciedade a utilidade que temos para o nosso país.E ainda ficam brincando de barata voa om nossa PEC que é direito nosso, agora quando é pra dar aumento pros políticos, quando amanhece o dia o aumento já está nos contra- cheques deles.

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS AO SGT ALVES, MERECIDA PROMOÇÃO PELO ATO HERÓICO, MAIS UM FATO ME DEIXOU MAIS ORGULHOSO POR ELE, É QUE ESSE SGT É DO BPRV, NÃO TEM AS GRATIFICAÇÕES DO BOPE, UPP E OUTRAS CRIADAS PELO DESGOVERNADOR E SEU MARIONETE OU DEVO DIZER BONECO DE VENTRÍLOCO AO QUAL TRANSFORMOU UMA POLICIA EM VÁRIAS DE ACORDO COM SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING, TORNANDO-A MARGINALIZADA AOS OLHOS DA POPULAÇÃO.
    MAS O SGT ALVES MOSTROU QUE A REALIDADE É OUTRA QUE POLICIA PODE NÃO SER UNIFÓRME NOS SALÁRIOS, MAIS O SANGUE É O MESMO (AZUL) EM TODA CORPORAÇÃO APESAR DE TENTAREM FAZER DISTINÇÃO

    ResponderExcluir