terça-feira, 12 de abril de 2011

PM do Espírito Santo obrigada a aceitar tatuagem

Policial americano com tatuagem à mostra. Fonte: Google
Candidato entrou na Justiça após ser barrado em seleção por causa de tatuagem e conseguiu liminar para continuar na disputa

Anna Beatriz Brito

Depois de ser reprovado duas vezes em concurso público da Polícia Militar por ser tatuado, um professor de educação física decidiu entrar na Justiça e recebeu uma liminar a ser favor.

O candidato, que pediu para não ser identificado e nem ser fotografado por temer represálias, é pós-graduado em educação e possui duas tatuagens, em dragão na perna direita e o rosto de sua mãe no braço esquerdo.

ele foi aprovado em todas as etapas da seleção até chegar à última fase antes da classificação final, o exame de saúde.

Segundo o professor, o problema seria a tatuagem da perna ficar à mostra no iuniforme de educação física durante o curso de formação, que dura seis meses. Após o exame, o candidato conta que se sentiu lesado e decidiu entrar com uma ação na Justiça.

Para isso, o advogado especializado em concurso público Alesandro Dantas Coutinho entrou com uma ação na Vara da Fazenda Pública Estadual e recebeu uma liminar que autorizava o professor a continuar na seleção. Ele só aguarda a sua convocação.

A Polícia Militar informou, em nota, que "por atender a uma ampla diversidade de pessoas, não convém que seus integrantes tenham tatuagens aparentes."
Fonte: A Gazeta.

15 comentários:

  1. Que bom que a cada dia os preconceitos e os pré-julgamentos vão caindo, diante de um regulamento arcaico...
    Ainda bem que temos d e m o c r a c i a e JUSTIÇA!!

    PARABÉNS, CAP ASSUNÇÃO, PELA PASSAGEM DE MAIS UM ANIVERSÁRIO, QUE DEUS TE ILUMINE CADA DIA MAIS.

    ESTOU POSTANDO O SITE WWW.CAPITAOASSUMCAO.COM NAS LISTAS DOS MEUS BLOGS: doutorgoogle.blogspot.com e portalescola.blogspot.com

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  2. Pasmem ,uma coisa a PM não se atinou ,a um fato importante quanto a personalidade do Rapaz,ele prestou concurso sem esconder ou sem usar de artifícios para esconder a tattoo,isso prova que ele é o que é sem precisar forjar,mentir ou omitir algo para ser aceito ou agradar,pior e mais preocupante são os milhares de Policiais que só fazem depois e só DEUS SABE ONDE!Mas a sociedade é patética ,falsa moralista,criam um estereótipo de como as pessoas devem ser para serem aceitos ,de como são as pessoas de índole,se uma pessoas sem TATTOO seria uma referência de índole e caráter, Juízes não seriam pedofilos, Policiais não se envolveriam com crime,PADRES ,PADRES SABE PADRES NÃO SERIAM PEDOFILOS,AI SANTA IGNORÂNCIA E PEQUINES DOS HOMENS A CARNE É O QUE MENOS IMPORTA PRINCIPALMENTE PARA DEUS,os valores vem da alma do lado espiritual de cada um assim como quando aceitamos JESUS em nossa vida ele não vem pela carne !

    ResponderExcluir
  3. OLHA NÃO ESQUECI DO VOSSO ANIVERSÁRIO ,EMBORA UM POUCO TARDE ,DESEJO MUITA PAZ E SAÚDE! FELIZ ANIVERSÁRIO!

    ResponderExcluir
  4. Pow, se gay já pode ser declarado estavel em sua relação, o que é uma tatuagem perto de tal assunto?
    obs: isso é uma pergunta retórica.

    ResponderExcluir
  5. Esse "justiça divina" só falou besteiras. Sou militar, oficial e tenho tatuagem. O fato de uma pessoa ser tatuada nada infere em seu caráter ou idoniedade moral. Ocorre que, até certo tempo atrás, a sociedade em geral discriminava quem possuia uma tatuagem visível, quantos não foram aceitos em firmas ou escritórios por ostentar uma tatuagem? Hoje já vemos evolução na maneira de pensar da sociedade e, acredito eu, que as organizações militares também tem evoluido nesse sentido. Hoje já se aceitam civis tatuados, com a ressalva que não seja de cunho ofensivo e atente contra os bons costumes. A proibição integral, quando existia, não era devido ao fato de uma pessoa tatuada, ser moralmente inferior à outra e sim pelo fato que a sociedade reprovava. Agora, o porquê a sociedade reprovava, isso já é outro assunto...

    ResponderExcluir
  6. nossa nobre oficial me desculpe aqui tenho que respeitar patente,eu sou cívil ,capitão ,tenente e soldado são meus parentes.O senhor sendo um Oficial deve saber interpretar textos,eu não disse em nenhum momento que sou contra tattoo,acho que besteira quem falou foi o senhor,do mais eu tenho 7 ,um dragão,uma mulher maravilha,2 bucaneiras,um coração,uma Rê Bordosa ,um escorpião meu signo e um anjo.E por mais que o senhor diga que não há preconceito contra tatto por parte de alguns policias existem sim,como pelo tipo de roupa,de corte de cabelo,etc..e de fato se a profissão ou uma tattoo bem como outros adjetivos fossem fatores predominantes para definirmos a índole e o caráter ,começaria pelo senhor que não se expressou educamente ao me criticar, é aquele velho ditado faça o que eu mando mas não faça o que eu faço ,quem tem poder manda quem tem juízo obedece.RELEIA O TEXTO DEPOIS E PASMEM AQUI EM SP PARA ENTRAR NA ACADEMIA DO BARRO BRANCO O QUE SE DA MAIS IMPORTÂNCIA É A REDAÇÃO!COM TODO RESPEITO NOBRE OFICIAL

    ResponderExcluir
  7. todos dois falaram besteiras, resumo, temos um regulamento interno se o policial praticar alguma irregularidade ele é sancionado independente de ter tatuagem ou não, tem oficial que é gay, esse não é demitido da profissão, se o graduado for esse sim é gay, te manca, essa mensagem é pra quem tem a mente antiquada e e praqueles que militarismo é só para praça.

    ResponderExcluir
  8. Esta questão de tatuagem preconceito deveria ser banida, porém vamos ver se ele não vai ficar que nem uns merda que a gente conhece que é polícia, mas nas suas tribos não sabemos se é maloqueiro ou o que mais.
    Não sou adpto de tatuagem, mas para mim o que conta é o caráter e nem mesmo essa pose de machão, pois qualquer 22 acaba com ela. Ser policial é amar a familia brasileira como a sua e dar a vida por ela. Fica aqui uma musica pros que intimidam com caretas. Voce com revólver na mão é feroz, feroz, sem ele rebola até muda de voz. Stive Segal grandalhão e humilde, PM dos EUA

    ResponderExcluir
  9. ainda bem que esses desgraçado so morre de cancer, igaulzinho o nosso ex. vice presidente morreu. tenho fe em Deus que esses desgraçados morrem tudo igual tantos politicos. ou pelo menos alguem da sua familia tenham o mesmo destino, pelo menos o dinheiro tirado da segurança publica, sirva para sepultar os filhos os pais e todos os parentes dessa corja deladroes corruptos e covardes que sao estes politicos sem vergonha esses desgraçados e que morram tdos de cancer.

    ResponderExcluir
  10. Essa discussão é realmente necessaria?
    A tatuagem surgio, na sociedade moderna, aparti da marginalidade, hoje é arte. E daí, nossos governantes, digo alguns, até pouco tempo atrás eram perseguido pela policia, hoje reverenciamo-los com continencia. É colegas, são assuntos inrrelevantes, como esses, que terminam desviando nossa atenção do que realmente é importante.
    Nossa PEC, vem sendo transformada, empancada e agora atolada, para quem sabe, morrer sufocada. E nós, o que estamos fazendo? Pessoal é hora da mobilizar familiares e amigos para cobrar de nossos politicos uma ação seria, pois estamos vivendo um dilemo de segurança publica. São pessoas com quem nos importamos, e que estão a mercê de uma tropa insatisfeita. Afinal a nossa Policia só funcionará com uma ação conjunta. Portanto devemos nos unir em torno desse objetivo, digo PEC-300, para que possamos fazer o que fazemos de melhor, "SEGURANÇA PUBLICA".
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  11. Abafa o caso! E do mais apenas estávamos de certa forma democrática comentando a postagem do Capitão ,cada assunto cabe um comentário!
    Vamos falar da PEC300 ,um dia tive o prazer de falar com Capitão Assumção,e por infelicidade ele me pediu para procurar uma pessoa aqui em SP,para ir a Brasilia com a mesma pela PEC300 ,até aí tudo bem, estávamos até então do mesmo lado,pois eu não conhecia tal pessoa,só que foi daí que filha de peixe peixinho o é ,fui procurar saber quem era,resumindo muitas pessoas ao longo da LABUTA PELA PEC300 eu descobri mais oportunistas e exploradores da PEC300 das mazelas dos PMs ,do que seres realmente interessados sem almejarem prosperar,pessoas que mais descobriram o BRASIL NAS CUSTAS DA PEC300 E DOS POLICIAIS,pessoas que jogavam dos dois lados ,sempre estavam em cima do muro,aquele que rendesse mais estavam abraçando,tanto é que pelo menos em SP todos os maiores cabeças da PEC300 apoiaram o PT em massa ,até essa pessoa ,que dias atrás fiquei sabendo por alguns PMs que já está virando casaca de novo,ou seja se sabiam que era por causa do PT e de Temer que a PEC300 não ia para frente ,por que apoiaram os mesmos?Promessas ,acordos políticos como sempre,depois que estão lá dentro ,nem colocando arma na cabeça,quem manda são eles,veja SP 17 anos sem aumento e Geraldo ganhou,juntem todos os votos dos funcionários públicos ,mas seus familiares ,era para ele ter ganho.E pior quando percebi o jogo e que a pec não passava de uma manobra política falei até para Capitão Assumção e né capitão acabamos discordando,mas DEUS MOSTRA AS VERDADES EU DISSE QUE DEUS TEM SEU TEMPO. O povo precisa aprender a votar ,e pararem de repetirem os mesmos erros ,reclamam ,mas sempre a mesma panelinha.Deveriam votar nem que fosse no Zé das Coves ,não deu certo ,muda de novo.O POVO TÁ QUE NEM MUIE QUE APANHA DE MARIDO SO,RECRAMA,RECRAMA MAIS NÃO LARGA! EITA POVO TEIMOSO UAI!Posso não prosperar ,ter que fazer faxina como essa pessoa me mandou eu fazer uma FAXINAS para assim ajudar meu soldado para ele não precisar fazer bico.Mas pelo menos não como nas custas ded explorar os milhares de PMs de SP ,que para eles $40 reais de uma parcela de associação pesa e não pagam para terem suas esposas e ou suas necessidades de BICO desmerecidos.

    ResponderExcluir
  12. Nilson Jesus, vc precisa aprender História e Redação.
    Tatoos não surgiram com a "marginalidade"... Dentre outras coisas, são textos como o seu que põem em cheque a nossa PEC300: preconceito e pouco conhecimento, fazem muitas pessoas pensarem que os PMs/BMs ainda são aqueles analfabetos de outrora...
    E às vezes eles tem razão.

    ResponderExcluir
  13. No caso do concursando possuir tatuagem, e for desclassificado quando da realização do exame médico, deverá ingressar com recurso administrativo, e ao mesmo tempo com mandado de segurança perante a vara da fazenda pública.
    Qualquer dúvida postem um comentário ou me mandem um e-mail que, eu as esclareço.
    Marcelo
    madje2003@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. a unica coisa que eu acho sobre essa questão é que é uma tremenda tolicie barrar pessoas com sertos tipos e lugares de tattuagens eu sou uma pessoa que está limitada a fazer a prova da pm eu tenhu uma tattoo nos dois ante braços nas costas e no ombro esquerdo eu quero fazer a prova mais estou limitado a certos tipos de preconceitos que ainda existem o mais engraçado nesse pais é que os deputados muitos nem estudo tem e conseguem entrar eu só acho que daqui uns tempos não vai mais existir policiais porque muitas pessoas tem tattuagens amostra e não adianta muita coisa porque quando uma pessoa passa no concurso e ja está lá dentro acaba fazendo uma e ele(a) não é banido(a) pelo ato

    um abraço a todos os pms enfelizmente eu queria fazer parte da coporação mais ainda existem limitações

    ResponderExcluir
  15. Sugiro que esse candidato a policial tente ingressar na policia de outro estado ou país. Se ele já entrou infringindo a norma o que será do seu futuro profissional? Mais idiota é o magistrado que concede uma liminar como essa. Ninguém é obrigado a ser policial. Entra quem quer. Vai dar aula meu filho.

    ResponderExcluir