terça-feira, 9 de março de 2010

Líderes decidem nesta quarta se serão votadas PECs até as eleições


Fonte: Agência Câmara
09/03/2010 19:17

Base aliada aponta preocupação em fazer alterações na Constituição em ano eleitoral, diante de lobbies constantes na Câmara pressionando pela votação de PECs. Líderes também apresentarão lista de prioridades para o semestre.

JBatista

A proposta de suspender as votações de PECs foi apresentada pelo líder do governo, Cândido Vaccarezza.
Os líderes partidários vão promover até esta quarta-feira (10) uma consulta com as bancadas para decidir se suspendem a votação de propostas de emenda à Constituição (PECs) até o final das eleições (o segundo turno será realizado no dia 31 de outubro). O resultado da consulta será levado para uma reunião com o presidente da Câmara, Michel Temer, marcada para as 14 horas desta quarta.

A proposta foi apresentada ao Colégio de Líderes nesta terça-feira pelo líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Segundo Temer, durante a reunião, alguns líderes da base aliada manifestaram preocupação com os lobbies que nas últimas semanas vêm pressionando os deputados para a votação de PECs, como o dos policiais civis e militares e o dos donos de cartórios.

Os líderes teriam demonstrado inquietação com a perda de controle da pauta, com os grupos impondo o ritmo de votação na Câmara. Também houve preocupação com a promoção de mudanças na Constituição em ano eleitoral.

O presidente da Câmara informou que, se os deputados decidirem manter a deliberação de PECs neste semestre, ele vai submeter cada matéria à análise das lideranças, que então dirão se concordam ou não em colocá-la em votação.

Temer negou que a suspensão de votação de PECs agora signifique um ‘congelamento’ dos trabalhos legislativos. “Ainda há muitas matérias que precisam ser votadas. E essa paralisação será temporária”, afirmou.

Controle retomado
O líder do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), não quis adiantar qual sua posição sobre a proposta de paralisar a votação das PECs. Ele espera ouvir primeiro os 55 deputados da legenda. Porém, ele reconheceu que a proposta tem como objetivo restabelecer o controle da pauta pelos líderes.

Segundo ele, este começo de ano tem sido marcado pela presença constante de lobbies na Câmara, pressionando para a votação de matérias específicas. “A gente não consegue mais andar em uma dependência da Casa sem ser assediado por alguém. Ao zerar a pauta agora, poderemos fazer um trabalho mais organizado. Os líderes estão querendo neste momento uma decisão colegiada, coletiva”, afirmou.

Como parte desse esforço de retomar a pauta, os deputados decidiram também que cada líder vai apresentar na reunião desta quarta-feira cinco projetos prioritários para este semestre. Com base nas matérias, eles vão preparar uma pauta para os próximos meses. A Câmara tem atualmente 15 líderes de partidos, além dos líderes do governo e da minoria.

Crítica
O líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), adiantou que não concorda com a suspensão da votação das PECs. “Entendo isso como um congelamento da política. Uma coisa é votar a PEC dos Cartórios, outra é votar a emenda do trabalho escravo”, disse Valente, referindo-se à PEC 438/01, que prevê a expropriação de áreas onde for constatado o trabalho escravo.

Para Valente, as PECs de relevância social continuariam mantidas no Plenário. As demais seriam negociadas caso a caso.

4 comentários:

  1. Infelizmente esta história se assemelha muito ao caso Eloá ,negociaram ate a morte dela pq faltou coragem de alguem assumir o tiro , visualizo desta forma a pec 300 ou 41 ou 446 nem sei mais o número. A politica é um jogo de cartas marcadas e é difícil reinvidicar melhorias quando o sistema nos castra .
    O PT esfregou na nossa cara que nós não somos cidadaos brasileiros , infelizmente eu acreditava que o nosso presidente era diferente mas os ultimos episódios do congresso deixam bem claro a que tipo de trabalhador o PT serve.
    Nunca mais eu e minha familia votaremos no PT , se Cristo hoje se candidatasse pelo PT eu não votaria nele .

    ResponderExcluir
  2. bolsa olímpiadas somente para as cidades sede das olimpíadas de 2016.E o resto dos nossos colegas de farda,ficam chupando o dedo.O governo pensa que está lidando com um bando de ignorantes!Que estupidez!Essa bolsa enganação só aumentará a enorme desigualdade salárial que há entre as classes e a discrepância de valores.

    TENTANDO ALGUMA POSIÇÃO:o resto do Brasil(a maioria dos pms e bms esfomeados)que se virem para se sustentar!Na linguagem popular, ou melhor dizendo,na linguagem do governo:Que se danem!

    3° LUGAR:as cidades que vão sediar a copa(alguns sortudos da classe que se sentirão privilegiados,mais logo que passar a euforia vão cair em si!)

    2°LUGAR:
    BRASÍLIAAAAA!
    Com o melhor salário da classe,a menoria dos pms e bms.Esses se omitem ao extremo com medo dos seus bem pagos salários rebaixar!
    O que será que os bms e pms do DF têm que o resto dos nossos guardiões de todo o Brasil não têm?

    Super poderes mágicos!
    EU TENHO A FORÇÁÁÁÁÁÁ!


    PRIMEIRÍSSIMO LUGAR:

    E O OSCAR VAI PARAAAAAAAAA!

    PARTIDO TRABALHISTA,NOSSO ATUAL GOVERNO.ESTÁ FAZENDO DE TUDO PARA ATRASAR A VOTAÇÃO OU IMPEDIR A MESMA!
    DESCULPE-ME, MAIS HÁ MUITO TEMPO ESSE PARTIDO QUE SE DIZ TRABALHISTA,NÃO DEFENDE A CLASSE DOS TRABALHADORES.ESTÃO MAIS PARA "PARTIDO ESTRATEGISTA" DO QUALQUER OUTRA COISA!


    Estratégia do governo para não ter gastos extras com a pec 300.Claro né,sobrará menos dinheiro para ser roubado por debaixo dos panos, ou melhor dizendo:
    DAS CUECAS DA VEZ!
    PORQUE ESSAS CUECAS FAZEM RODÍZIO.
    ÀS VEZES ACABA EM PIZZA,
    OUTRAS VEZES FICA POR ISSO MESMO.
    A ESSA HORA DEVEM ESTAR SOLTANDO GARGALHADAS E COMPRANDO CASTELOS ÀS NOSSAS CUSTAS DESCARADAMENTE!
    BANDO DE EGOÍSTAS!

    visitem o jogo sujo do PT em:
    http://www.pec300.com/editorial.html

    Visitem a galeria dos contra a pec 300:
    http://www.pec300.com/contra.html

    ResponderExcluir
  3. O PT paulista manda na Câmara e não respeita ou ser contra a democracia. Aliás, creio que o PT paulista - Campo Majoritário - mande no Brasil.
    MarcosSsimões

    ResponderExcluir
  4. * *
    GOVERNO ESTADO DO RIO ASSINA ACORDO DE 'CESSAR FOGO' COM TRAFICANTES!

    (Estado SP, 08) 1. No Rio, para tornar viáveis os investimentos em uma das áreas mais conflituosas da cidade, uma complexa engenharia social vem sendo montada com a participação de entidades da sociedade civil, que fazem a intermediação de interesses do governo, comunidade e traficantes. Dessa forma, ajudam a manter em trégua a região do Complexo do Alemão.

    2. A partir dessas conversas, os traficantes se comprometem a não atrapalhar as obras. Como não há confusão, os policiais não sobem o morro. E as empreiteiras podem cumprir seus prazos sem grandes percalços. "Todos querem as obras aqui na comunidade, inclusive os traficantes, que têm familiares e amigos no Alemão. Por isso, os trabalhos estão seguindo bem", explica o coordenador executivo do AfroReggae, José Júnior, peça chave na mediação entre as partes.

    3. Quando existem problemas com traficantes ou moradores, integrantes do AfroReggae e lideranças comunitárias são chamadas para interceder. "Quando isso acontece, a gente desenrola. Mas atualmente tudo está tranquilo porque não tem mais operação policial. Sem operação, não tem morte", diz o funcionário de apoio Jonas Fonseca, de 35 anos.

    * * *

    ResponderExcluir