quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Desempenho de federais do ES não garante reeleição de todos


Publicado no site de www.agenciacongresso.com.br
08.09.2009, 12:48:37

Clarissa Vargas
Thamy Freitas

Os deputados federais Rita Camata (PMDB), Carlos Manato (PDT) e o novato Capitão Assumção (PSB), foram os parlamentares capixabas com melhor desempenho na Câmara Federal, até o momento, de acordo com levantamento da AGÊNCIA CONGRESSO.

Capitão Assumção, lidera o número de projetos apresentados, só neste ano, em torno de 38. Ele também tem o menor número de faltas nas Comissões técnicas da Casa, realizadas desde janeiro, quando assumiu o mandato no lugar do republicano Neucimar Fraga, atual prefeito de Vila Velha.

Somadas as notas dos projetos, discursos, presenças em plenário e nas comissões as médias finais de destaque foram para Manato do PDT (9,0), Capitão Assumção do PSB (8,0), Rita Camata do PMDB (7,0) e Lelo Coimbra também do PMDB (7,0).

Carlos Manato saiu na frente com o maior número na freqüência da bancada no plenário, apresentando zero faltas.

Iriny Lopes (PT) foi a quinta colocada de acordo com a média final no ranking dos dez parlamentares e se destacou ao lado de Rita no número de reuniões das Comissões realizadas neste período, uma vez que as duas parlamentares tiveram a maior presença na quantidade de sessões.

O deputado com menor presença em comissão foi Luiz Paulo Vellozo Lucas(PSDB). Mas ele explica que a Comissão de Minas e Energia, da qual é titular, está nas mãos do PMDB do Rio que faz o jogo do Planalto.

Por isso, ele preferiu não participar mais das reuniões já que, segundo ele, fica impedido de exercer seu papel constitucional de fiscalizar o Executivo além de presidir o Instituto Teotônio Vilella, do PSDB, e ser o pré-candidato ao governo do Estado.

Já a deputada Sueli Vidigal (PDT), mulher do prefeito da Serra, poderá ter a reeleição garantida mais por ser mulher do prefeito, do que por seu desempenho na Casa.

De acordo com o levantamento, a pedetista foi uma das que menos compareceu às sessões das comissões técnicas, onde nascem os projetos antes de serem levados a plenário para votaçao final. Sueli também fez poucos pronunciamentos no plenário.

O desempenho de Rose de Freitas (PMDB) também não garantiria sua reeleição. Mas ela conta com forte apoio municipalista (de prefeitos) que há duas décadas vem renovando seu mandato na Câmara.

fonte:ww.camaradosdeputados.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário