sábado, 4 de junho de 2011

Cabral chama bombeiros de vândalos

Em coletiva, governador chama bombeiros presos de "vândalos e irresponsáveis" e confirma exoneração do comandante da corporação

iG Rio de Janeiro

O governador do Rio, Sérgio Cabral, classificou de "grupo de vândalos e irresponsáveis" os bombeiros que invadiram o quartel-general da corporação e confirmou a exoneração do comandante-geral dos bombeiros do Estado, coronel Pedro Machado. O cargo deverá ser ocupado pelo coronel Sérgio Simões.

Em entrevista coletiva, o governador disse que o grupo de bombeiros que participaram da manifestação não vai "prejudicar de forma alguma a imagem de uma instituição tão respeitada e querida pelo povo do Rio de Janeiro".

Cabral iniciou a coletiva defendendo a política adotada durante seu governo. "Há décadas o corpo de bombeiros não vê o número de equipamentos e condições de trabalho que recebeu nos últimos quatro anos", disse.

Além disso, o governador foi enfático ao afirmar que os responsáveis responderão administrativa e criminalmente pela invasão.

O governador esteve reunido desde as 8 horas da manhã deste sábado com assessores no Palácio Guanabara para fazer um diagnóstico do confronto entre bombeiros e as forças do Batalhão de Choque e do Bope após a invasão do quartel-general da corporação, na noite de ontem. Cabral montou um gabinete de crise para avaliar a situação.

Participam da reunião os secretários de Segurança (José Mariano Beltrame), Sérgio Ruy (Planejamento), Wilson Carlos (Governo), Regis Fitchner (Casa Civil), além da procuradora-geral do Estado, Lúcia Leia, e do vice-governador Luiz Fernando Pezão. Durante a manhã chegou ao local também o comandante-geral da Polícia Militar, Mario Sérgio Duarte.

No início do dia, o então comandante-geral dos bombeiros do Estado, coronel Pedro Machado, saiu do Palácio Guanabara sem falar com os jornalistas. Ele afirmou somente que todas as informações serão passadas pelo governador.

De acordo com um dos comandantes da greve, Cabo Benevenuto Daciolo, todos os bombeiros militares detidos, cerca de 440, entraram em greve de fome. Os militares dizem ainda que bombeiros de folga e familiares estão sendo convocados pela direção da greve a ocuparem quartéis em todo o Estado do Rio de Janeiro. O movimento é uma represália à prisão dos bombeiros que invadiram o quartel-general na noite de ontem. Segundo os militares, somente casos de extrema emergência estão sendo atendidos, como acidentes de trânsito e incêndios.

Bombeiros detidos entram em greve de fome

O quartel de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, é um dos que não estão atendendo casos de rotina. O local já esta cheio de familiares e de militares que estão de folga. O mesmo acontece no quartel de Campinho, na Zona Norte da cidade. De acordo com os bombeiros de Campo Grande, não há prazo para retirar as famílias de dentro das unidades. No entanto, o governador Sérgio Cabral não confirmou a informação.

Pelo menos 11 ônibus já saíram de dentro do quartel-general dos bombeiros com 439 militares presos. Eles foram conduzidos para o Batalhão de Choque da Policia Militar do Rio e então para a Sede da Corregedoria, em São Gonçalo. O local, entretanto, foi considerado inadequado. Os presos permanecem dentro dos ônibus e aguardam uma nova transferência.

O Batalhão de Choque e o Bope entraram no quartel dos bombeiros por volta das 6h30 da manhã. Foram ouvidos tiros e bombas. Também houve queixas sobre a liberação de gás de pimenta. Pelo menos cinco crianças ficaram feridas na ação. Pelas primeiras informações, alguns bombeiros também estavam armados.


A deputada estadual Janira Rocha (PSOL) foi até o batalhão e disse que houve tiros de fuzil no momento em que a PM invadiu o quartel. “Tem viatura dos bombeiros perfurada por tiro de fuzil", disse, mostrando uma cápsula de fuzil. “Não sei como Cabral deu uma ordem dessa".

Vários bombeiros apresentaram ferimentos, mas evitaram ser atendidos no hospital Souza Aguiar, que fica a poucos metros do local, para não serem presos. Até agora, não há um número oficial de feridos. “A gente ganha pouco, não temos condições de trabalho e ainda tomamos tiro, porrada e bomba. Isso é uma vergonha nesse governo”, disse o bombeiro-militar Marcelo Aguiar Silva, na Praça da República. Ele foi um dos bombeiros que tiveram pequenas escoriações. Apesar dos ferimentos, ele preferiu entrar em um carro particular, para ser socorrido por meios próprios.

A invasão do quartel dos bombeiros foi liderada ontem por cerca de 2 mil manifestantes. Eles foram surpreendidos pela ação realizada nesta manhã, pois tinham montado barricadas no local, mas o Bope e o Batalhão de Choque entraram pela lateral do quartel.
Dezenas de bombeiros foram levados para o Batalhão de Choque da PM, na região central. Eles estão sendo mantido na quadra do local, acusado de desobediência e de destruição de patrimônio público. Fora do batalhão, cerca de 60 pessoas pedem a liberação dos manifestantes e gritam palavras de ordem como "Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, Cidade Maravilhosa, pior salário do Brasil". São ouvidos também gritos de “Bombeiros não é bandido” e “Alô, policia, pode chegar, seu salário também vai aumentar”.

*Com reportagem de Anderson Ramos, especial para o iG, e Vicente Seda, iG Rio de Janeiro

28 comentários:

  1. AOS BOMBEIROS FERIDOS ENTREM NA JUSTIÇA CONTRA ESTE PATIFE DESSE BUNDA MOLE DE "GUVERNADOR" DE PORRA NENHUMA,NÃO É POSSÍVEL QUE ESSE VAGABUNDO FAÇA O QUE QUER SEM SER IMPEDIDO POR NINGUÉM,VAMOS DAR UM BASTA,O RIO DE JANEIRO MERECE TEMPOS MAIS FELIZES,NÃO MERECEMOS UM PORCALHÃO DESSES QUE NEM GENTE É.

    ResponderExcluir
  2. CABRAL SEU ESCROTO O TEU REINADO VAI PRO ESGOTO.

    ResponderExcluir
  3. ELE SÓ TIRA ESSA MARRA PORQUE NINGUÉM,DIGO NINGUÉM TOMA PROVIDÊNCIAS,O QUE NÃO FAZ O DINHEIRO NÉ ?E AINDA TEM ESCROTO QUE AO INVÉS DE SE UNIR POIS IRÃO SE BENEFICIAREM NÃO,PROMETEM ESPANCAR TRABALHADORES DIGNOS,CUMPRINDO ORDENS ABSURDAS DE UM AUTORITÁRIO BICHOLA E USUÁRIO DE DROGAS.

    ResponderExcluir
  4. VAMOS DESTRUIR O REINADO DESSE INCOMPETENTE,A GUERRA COMEÇOU.

    ResponderExcluir
  5. É vergonhoso os próprios companheiros irem de encontro um ao outro dando espaço a sociedade que já faz uma mal imagem da instituição por conta desses estúpidos que cumprem ordens desses incompetentes políticos,ao invés de lutarem juntos por um só objetivo;PM da Bahia,vamos a luta companheiros.

    ResponderExcluir
  6. Vandalismo é o que o governador vem fazendo com o CBMERJ.
    Aos valorosos Homens do Fogo, nossa eterna gratidão e nosso inteiro apoio nessa hora tão difícil.
    Fiquem um, dois dias ou um mês presos, mas quando saírem, saiam de cabeça erguida e NEM UM PASSO DÊEM ATRÁS!
    Vergonha nacional esse salário de fome!!!

    ResponderExcluir
  7. CAIM, JUDAS, BRUTUS!
    A história da traição é tão antiga quanto a humanidade; aconteceu com primeiros homens e até com Jesus Cristo, sob o qual não recaiu nenhuma acusação, agora, como uma faca quente entrando e dilacerando o peito, vemos um caso semelhante ao de Caim e Abel, o Rio de Janeiro, com os irmãos quase que siameses e o mais forte tirando o fôlego do mais franco.
    A invasão do BOPE ao quartel do Corpo de Bombeiros, quando ambas as força passam por uma situação deplorável por receberem o menor salário de militares estaduais do Brasil, não poderia ser caracterizado com ação de homens, mas como ação de covardes e de “bestas”, merecendo muito mais que o repúdio incondicionado.
    As muitas emoções pelas quais passei, durante todo o meu tempo de serviço militar, nunca me causaram tanto aperto no coração quanto as que a invasão do BOPE, com toda discrepância de irracionais, transmitida ao vivo por vários canais de televisão. Por não poder fazer nada, nunca me senti tão preso e incapaz e a dor invadiu meu peito junto com o BOPE invadindo o Quartel dos Bombeiros.
    Ainda me recuso a aceitar que entre irmãos possa acontecer algo tão repugnante e, por mais que me esforce, não consigo dizer tudo que sinto, mesmo que pudesse. Então, eu peço obres colegas de todo esse país de dimensões continentais que acreditem na família que somos e não se tornem Judas, Caim ou Brutus.

    ResponderExcluir
  8. Os bombeiros que realmente arriscam a vida, nada ganham de reconhecimento salarial, e ainda são taxados de vândalos pelo Governador. Não sou bombeiro, mas um cidadão que observa de longe o caos na seurança da população. Gostaria de ver esses mesmos homens do poder, que impingem qualificativos vergonhosos ao valorosos bombeiros - como fez este Governador -, conseguiriam sobreviver com menos mil reais por mês? O Rio de Janeiro, pelo jeito, deve ser um dos Estados mais pobres do país para ofercer um salário vergonhoso desses, ou, no mínimo, trata-se de um problema de gestão. Onde estão "royaltes" do petróleo deste Estado? Terrorismo pagar mal e ainda maltratar os heróis do povo.

    ResponderExcluir
  9. Os anjos existem!!!!
    Mas... diferente do que imaginamos,
    Eles não possuem asas,
    nem poderes celestiais.
    São como nós,
    pessoas normais.
    O amor ao proximo, é o que os tornam especiais.
    Estes anjos,
    tão sempre prontos a ajudar.
    E arriscam suas vidas, para outras vidas salvar.
    São fortes e destemidos,
    e enfrentam qualquer tipo de perigo,
    para o seu próximo ajudar.
    Mas, infelizmente nem sempre são lembrados.
    E por muitas vezes, depois de terem arriscado suas vidas;
    Não recebem, nem se quer um OBRIGADO!
    Mas isto, não os impede de continuar a trabalhar,
    Salvando vidas em qualquer hora e em qualquer lugar!
    Estes anjos, são merecedores de todo nosso respeito.
    Por muitos eles são chamados de BOMBEIROS.
    Mas eu os chamo de 'ANJOS'...
    ANJOS VERDADEIROS!!!!
    E aqui eu deixo... A minha singela homenagem,
    a estes anjos, de muita bravura e coragem!
    Que Deus abençoe a todos vocês!!!

    ResponderExcluir
  10. NÃO DESISTIR JAMAIS, NEM UM PASSO DAREMOS A TRÁS REPELINDO INIMIGOS CANHÕES,MISSÃO DUPLA O DEVER NOS APONTA, ESTE LEMA SE ENCAIXA EM NOSSAS LUTAS POR MELHORES SÁLARIOS, POIS CARRO SE COMPRA A TODO MOMENTO DIGNIDADE SE CONQUISTA BOA SORTE COMPANHEIROS ESPERO QUE NO MEU ESTADO RN SIGAMOS SEU EXEMPLO ESTAMOS CHEIOS DE PROMESAS

    ResponderExcluir
  11. pau no cu do governador!!!

    ResponderExcluir
  12. que absurdo!Quer pagar para um cara que ressuscita vidas, que faz a diferença entre a vida e a morte com suas mãos como se fosse Deus.Um dom, um herói.Para quem trabalha não tem preço.Pro que é socorrido,o preço é a imensa gratidão e idolatria.E PRO GOVERNO, DE TODO O PAÍS;NÃO É SÓ DO RJ NÃO.A RECOMPENSA É RECEBER UM SALÁRIO DE FOME.QUER PAGAR PARA UM CARA SAVAR VIDAS, MÉDICO FORMADO CONCURSADO SALÁRIO DE 4000 E ALGUNS QUEBRADOS.

    ResponderExcluir
  13. O rio de janeiro possui 17.000 oficiais??
    Para que tantos??

    ResponderExcluir
  14. Até ontem eu confiava no Sr Sérgio Cabral, mas agora não voto nele nem para presidente de clube de sinuca.

    Tudo bem que a reivindicação não seja correta, mas nada justifica a violência. Primeiro tirassem todas as mulheres e crianças de lá. Bastava algumas enfermeiras e psicólogas ou assistentes sociais irem la e conversar com as mulheres e tira-las de la antes de qualquer providencia.

    Infelizmente so voto em lula agora e se lula confiar nesse governador, nem em lula eu voto.

    ResponderExcluir
  15. A verdadeira face desse governador está sendo demonstrada neste episódio. Estou longe do Rio de Janeiro, no extremo sul do Brasil, mas acompanho de perto o martírio dos bombeiros militares desse Estado, como de resto das PPMM. Ao invés de sentar à mesa e dicutir a melhor forma de resolver o problema, o que se vê é adotar uma atitude prepotente no melhor estilo. Ora, qualquer pessoa de sã consciência sabe que a situação dessa Corporação, como de resto das PPMM é deplorável. Recordo de um outro episódio envolvendo esse governador. Aconteceu quando a Câmara dos Deputados aprovou a divisão igualitária das rendas provenientes do petróleo entre os Estados. Portou-se, na ocasião como um "bebê chorão". Veio à televisão e derramou lágrimas de crocodilo. Conseguiu convencer Lula e este simplesmente vetou o que havia sido aprovado na Câmara. O que ele deveria fazer agora é usar todo esse dinheiro do petróleo e atender a reinvidicação dos bombeiros militares e aumentar os seus vencimentos. Mas o que mais me preocupa é o tal governador mandar invadir um quartel por irmãos de farda e ainda tentar indispor a população contra os bombeiros pela televisão. Não quero entrar no mérito mas o que está sendo feito com as vultuosas somas de dinheiro que o Estado recebe regularmente do Governo Federal e de outras fontes, impostos, taxas, etc. Incrivelmente esse governo consegue pagar mal seus funcionários num Estado que é consierado o portal de entrada do Brasil. Tome juízo senhor Governador e mude a postura que vem adotando até agora. Não seja hipócrita. Deixo aqui a minha inteira solidariedade aos corajosos bombeiros e às suas famílas pela atitude corajosa que adotaram. Espero que tal ato seja o início da redenção dos BBMM e das PPMM de todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  16. o BOPE invadiu ilegalmente não consultaram o judiciário e prenderam sem ordem da justiça a prisão também e ilegal.

    ResponderExcluir
  17. Estamos sendo manipulados e esculachados para atender as ambições econômicas e as vaidades deste governador e de seus asseclas. O RJ tem investido milhões em tecnologia de ponta (isto para eles é bom gera 10% e outros benefícios), mas, quanto ao investimento nos profissionais que operam estas tecnologias? Homens e mulheres que necessitam ter a tranquilidade de uma remuneração, digna e justa, que nos possibilite cuidar de nossas familias com qualidade, segurança e conforto. Este movimento de "libertação" tem de crescer,já é hora de mudarmos esta realidade opressora, BMs e PMs não somos gado, não somos materiais descartáveis, somos homens e mulheres de bem que merecem todo o respeito do Estado. Mas é simples, ele não pode ser reeleito mas pretende nomear um sucessor e manter o apoio da prefeitura do RJ. Portanto, vamos as urnas elegendo o candidato a prefeito do RJ, que seja radicalmente contra a política do atual governador e depois, nas eleições estaduais, vamos votar no candidato que seja radicalmente contra a política do atual governador, ou seja não vamos votar no candidato indicado pelo atual governador, para sucede-lo no poder. E como isto será possível? É simples vamos realizar uma campanha de convencimento direto, multipliquem por cem o numero do efetivo do CBMERJ/PMERJ/PCERJ e vejam quantos votos temos (parentes, amigos, amigos dos parentes, amigos do nossos amigos, etc).
    Profissionais de segurança pública somos um elefante amarrado com barbante, vamos nos mobilizar e dentro da Ordem Publica, politicamente, buscaremos os nossos direitos. Sem violência sem insubordinação, dentro da lei e da ordem, vamos vence-los no mesmo tabuleiro de xadrez que utilizam para manipular as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  18. No bope só tem cuzão massa de manobra do caraio. Só porque recebem umas merrecas a mais no soldo, se venderam.
    Bando de lixo, homem sem moral não é homem, tinham é que se unir ao movimento ao chegar lá, mas não o fizeram, se acovardaram isso sim. Traição, podem entrar em morro e matar 1.000 traficantes armados, mas depois desse episódio, lembrarei deles como covardes e traidores, homens sem moral. Que queimem no inferno!!!

    ResponderExcluir
  19. Sargento da PM de São paulo diz: O Canalha do Sergio Cabral, tem a coragem de vir a público, querendo se justificar Chamando de vândalos e facínoras verdadeiros homens fieis e valorosos, como é os bombeiros do Rio de Janeiro, e de todo Brasil.Uma verdade Este monte de lixo, alegando ele que os bombeiros do Estado da Guanabara, são respeitados e amados pelo povo deste tão nobre Estado.Em contra partida só este safado e incapacitado governador com todos os seus 'paus mandado". Não reconhecem o valor de tão nobres homens valorosos, chegando ao desnivel da sua infeliz capacidade, mandar a sua tropa de passa fome prender e até mesmo agredir esses Heróis anônimos defensores de vidas humana, que fazem parte tão nobre corporação. Quero deixar o meu repudio ao pessoal do BOPE.Bando de Otários Passa fome Estadual, Voces são um bando de lombrigas, o dia que sairem da merda morrem. Para meus Irmãos bombeiros de todo Brasil nos policiais militares temos a honra de tê-los como Irmão. Atenção todas as policias brasileira a Hora é agora matar ou morrer que venha BOPE. é aço e chubo neles assim como eles fizeram com nossos irmãos que todos nós sabemos que não usam armas.

    ResponderExcluir
  20. Vandalismo social, moral, psicologico e financeiro,é o que governadores e politico de quase todo o Brasil vem fazendo a tempos com policiais e bombeiros, vandalismo e aparelhar estas corporações, e esquecer dos humanos que nela trabalham, vandalismo é o que voces governadores vem fazendo com os servidores publicos de um modo geral, vandalismo é policiais que fazem o mesmo serviços com ganhos diferentes, tem sim que se ter um ganho unificado. ai sim tendo-se dignidade podemos ser cobrado.

    ResponderExcluir
  21. Enquanto estamos lutando pra tentar ganhar o pão de cada dia, esse vagabundo desse governador do rio de janeiro, esquece de sua esposa, olha seu bunda mole alguem esta tomando conta dela, seu fura fronha.

    ResponderExcluir
  22. ESSE POLÍTICO AVENTUREIRO DESRESPEITA OS SOLDADOS DO FOGO PRIMEIRO NÃO VALORIZANDO E DEPOIS TOMANDO ATITUDES IMPENSADAS E QUE ACLARAM SEU DESPREPARO PARA GOVERNAR. QUE O POVO ACORDE E RETIREM DA VIDA PÚBLICA ESSE TIPO DE POLÍTICO QUE SE PENSA NOS INTERESSES PRÓPRIOS A QUALQUER CUSTO. SALVE O SOLDADO BOMBEIRO SEMPRE FORTE E DESTEMIDO!!!!

    ResponderExcluir
  23. O GOVERNADOR DO RIO DEU PROVAS QUE A POLÍTICA NACIONAL É UMA VERGUNHA!
    FILHO DE UMA PUTA MANDA ELE ENTRAR EM UM INCÊNDIO PARA GANHAR NOVECENTOS E POUCO...
    CABRAL SEUS ELEITORES ESTÃO COM VERGONHA DE VC!!!!
    LADRÃO,C CORRUPTO!!
    SAFADO DE UMA FIGA!
    TU VAI PRO INFERNO POR CHAMAR OS ANJOS DA VIDA DE VANDALOS!!!!

    ResponderExcluir
  24. estou decepcionado com a policia militar e a policia civil que não aderiram a esta greve, perderam uma oportunidade única em suas vidas, espero que a justiça do rio mostra a sua imparcialidade e puna de modo exemplar o vandalo do sergio cabral, pois se isto não aconteçer a justiça estadual e federal dará um tioro no pé.

    ResponderExcluir
  25. o estado do rio de janeiro é o estado que mais arrecada e que mais paga mal seus funcionários, com certeza os bombeiros não irão ter o apoio dos deputados em sua maioria, pois a fatia do bolo é muito grande para os deputados e para o sfado do sergio cabral, estão todos muito ricos mais vai prestar conta com DEUS num futuro muito breve!!!!

    ResponderExcluir
  26. Amigos também sou policial, aqui no Norte, mas quero deixar claro que enquanto todos os funcionarios publicos de um modo Geral,Pm,Bm, professore garis,enfim aqueles que são massacrados não se unirem de uma so vez em todos os estados de uma so vez, com certeza vamos continuar do mesmo jeito que estamos ou seja indo do purgatório pro inferno,não me pergunte qual erao regime pior, que eu não sei dizer, mas a democracia atual é do mais esperto. E pena, não sei mas o que dizer aos neto, por que a podridão politica é grande.

    ResponderExcluir
  27. Cara cap. Já que o Sr. tem tanta influencia na camara , sugiro que além da pec, tente rever se acaba com esse militarismo e que todos possam lutar por seus direitos e fazer passeata, e que vergonha da PM covarde podendo se juntar com os heróis e não bater queria ver se o governador iria encontrar cadeia pra todos, (bando de babões)

    ResponderExcluir
  28. Quem teria que ser LEVADO E AUTUADO NA CORREGEDORIA tinha que ser o CABRAL...
    e o BOPE pela covardia, afinal as viaturas perfuradas por balas de fuzil foram consequência da irresponsabilidade e do ato insano e CRIMINOSO de deixar o BOPE (que atua nas favelas com BANDIDOS) entrar lá.
    O mais ridículo é que só aqui no Brasil que contrabandistas, assassinos, POLÍTICOS que merecem os “direitos humanos”, porque o resto é lixo, e podem ser presos em condições deploráveis mesmo. Afinal, da sala confortável do Ilustríssimo Governador não da pra ver essas coisas, e mesmo se desse, ele iria fechar os olhos...como faz com tudo que vê de errado no Estado do RJ! PARABÉNS SERGIO CABRAL...seu GOVERNO faz jus a sua ditadura! Continue assim porque só aprovando “cotas” universitárias (pra fazer média) você vai fazer um RIO muito Melhor para se viver.
    A propósito não esqueça de me passar seu numero de telefone, porque eu não vou
    ligara para os bombeiros, lá só tem “Vândalos e irresponsáveis” ligar 193 é até perigoso!!!
    Com você é mais garantido um socorro; Como salvar minha casa quando estiver pegando fogo, se meus filhos estiverem queimados, se minha irmã estiver presa nas ferragens, se afogando ou até mesmo soterrada, né? Porque seu lema é “Vidas alheias e riquezas a salvar”. Afinal você é um Herói, CABRAL...herói dos TOLOS! FORA !!!!!!!!!!!!! Você é uma vergonha para a população do Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir