quarta-feira, 8 de julho de 2009
Dia Nacional do Bombeiro
CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ
Sessão: 168.3.53.O Hora: 17:33
Fase: CP
Orador: CAPITÃO ASSUMÇÃO
PSB-ES Data: 02/07/2009
O SR. CAPITÃO ASSUMÇÃO (Bloco/PSB-ES. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero render as minhas legítimas homenagens aos Corpos de Bombeiros do Brasil pelo Dia Nacional do Bombeiro. E faço referência aos nossos queridos bombeiros do Estado do Espírito Santo, que incansavelmente levam a sua missão até as últimas consequências, seguindo o lema Vidas Alheias e Riquezas Salvar.
Essa instituição contemporânea, criada em 25 de agosto de 1997 através da Emenda Constitucional nº 12, leva o nome de Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES).
No Espírito Santo, como nas demais unidades federativas, o Corpo de Bombeiros se destaca por ser uma das instituições de maior confiabilidade do Estado. Faço homenagem a esses heróis anônimos que por infinitas vezes colocaram a vida em risco em prol de vidas desconhecidas, sem se preocuparem com etnia, credo ou qualquer outra referência, senão a de uma diamante precioso: a vida.
E não poderia deixar de destacar alguns casos heróicos, dentre tantos outros que a corporação possui - afinal, todo bombeiro já nasce herói.
A reportagem do jornal A Tribuna de hoje, 2 de julho, descreve a ação do bombeiro militar Weverton Alves Braga, o nosso parteiro honorário que já participou, em serviço, de 4 partos.
Ainda na reportagem se fez menção honrosa ao Tenente Weslei de Oliveira Souza, que salvou a vida do então perito criminal da Polícia Civil Josemar Sperandio, atualmente delegado de polícia. O bombeiro, numa atitude ímpar, resgatou o policial civil do fundo de uma piscina, tirando a válvula de respiração da própria boca e colocando-a na boca da vítima. Essa atitude e as demais que envolveram o resgate foram fundamentais para salvar a vida de Josemar.
Falaria incessantemente desta tribuna sobre os atos de bravura dos nossos bombeiros militares, mas essa referência do jornal A Tribuna, por si só, resgata e amplia para as sociedades capixaba e brasileira a importância dos nossos "soldados do fogo".
Um abraço a todos os componentes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, especialmente aos praças, pois é por intermédio dos seus fortes braços que tudo se constrói.
Lembrem-se sempre disto: não se constrói um grande edifício se a base não for forte. Vocês, praças, são fortes. Não esmoreçam! Indignem-se sempre com as injustiças e não permitam que as inverdades assolem sua vida.
Tão honroso como saber que a sociedade admira e respeita os nobres bombeiros é saber que, no próprio lar, filhos e cônjuge aclamam-nos heróis capixabas e brasileiros.
A história capixaba é marcada por alguns grandes incêndios e enchentes, causados precipuamente por mazelas, por descuidos particulares e pela mãe natureza. A todos esses eventos sempre esteve presente o bombeiro capixaba, sempre esteve presente o bombeiro brasileiro.
Ainda em referência às homenagens pelo transcurso do Dia Nacional do Bombeiro, cito o Comandante do 4º Batalhão Bombeiro Militar, Tenente-Coronel Carlos Marcelo D'Isep Costa, que, em seu artigo As Atribuições do Corpo de Bombeiros, descreve brilhantemente, como é próprio de seu feitio, a importância das muitas atividades do bombeiro, que transcendem aquelas mais evidentes aos olhos da sociedade.
Agradeço, por fim, Sr. Presidente, a homenagem prestada ao meu mandato por ocasião do 153º aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Refiro-me à concessão da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal "Imperador Dom Pedro II", no grau de Comendador.
Sirvo-me deste expediente para parabenizar todos os membros da corporação do CBMDF: o Comandante-Geral Sérgio Fernando Pedroso Aboud; o Coronel Edmilson, eterno batalhador pelas causas dos militares estaduais; e a Assessoria Parlamentar, composta pelo Major Vinicius e pelo Capitão Márcio.
Essa homenagem, Sr. Presidente, resplandece para todos os militares estaduais e para os bombeiros estaduais militares de todo o Brasil.
Feliz Dia Nacional do Bombeiro!
Muito obrigado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário